02 novembro, 2009

NINGUÉM DESATA: ACONTECEU, HISTORICAMENTE, A 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO RIO

VEM AÍ A CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO

Está atado e ninguém desata mais; e é histórico! Terminou ontem, dia 1º de Novembro, a 1ª Conferência Estadual de Comunicação do Rio de Janeiro, realizada no Teatro Odylio Costa Filho, na UERJ (Universidade do Estado do Rio e Janeiro). Vem aí a Conferência Nacional em Brasília. O Governo Lula será lembrado como o precursor da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que vai acontecer ainda este ano, em Dezembro, na capital federal. A 1ª Conferência Estadual de Comunicação/RJ aconteceu nos dias 31 de Outubro e 1º de Novembro e abertura foi na sexta feira, dia 30/10. Representantes do Sul Fluminense, no interior do Estado, estiveram lá para conferir e garantir a votação das propostas. O evento foi combativo, democrático e muito participativo.

A marca no final da conferência foi a representação espontânea e não programada do último grupo heterogêneo e totalmente desprovido de divergências que deixou o Teatro da Uerj cantando sambas e marchinhas brasileiras, embalado por uma chuva fina. Era o final da grande festa da democracia e da liberdade de expressão. No geral, o evento transcorreu tranquilo nestes últimos dois dias de debate e explanação de propostas.

O regimento interno da conferência garantia a soberania do plenário, promovendo um debate amplo, democrático e plural com a sociedade civil, garantindo a participação social. E a plenária decidiu logo no início dos trabalhos dia 31/10 alterar o regimento para que a implementação de políticas públicas de comunicação fossem enviadas não somente à Conferência Nacional, mas também ao governo estadual. E que os mecanismos para efetuar a participação social no âmbito da comunicação se estendesse ao Estadual e Nacional.

Ainda com referência ao regimento interno, a plenária estava atenta e garantiu, logo no início, a inclusão no capítulo II, dos Eixos Temáticos referidos à cidadania, no que diz respeito a proteção dos segmentos vulneráveis, além das crianças e dos adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência. O subsecretario de Estado de Comunicação Social, Edgar Alencar Matos de Arruda, cordial e se desculpando nos momentos das colocações equivocadas, com simplicidade, conduziu os trabalhos da Mesa com maestria.

O Sul Fluminense garantiu na 1ª Conferência Estadual de Comunicação as propostas votadas na Câmara Municipal de Volta Redonda, em conferência da região realizada nos dias 14 E 15 de Agosto de 2009, quando se reuniu 24 representações, a saber:

DCE-UBM, Sindicato dos Jornalistas do Est. do Rio, Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense, SEPE/VR, Cultura em Movimento, Pastoral da Comunicação da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda, Centro Acadêmico de Comunicação Social do UBM, Abraço/RJ, Arcom Sul Fluminense, SEPE/Resende e Porto Real, Prefeitura de Barra Mansa/Coordenadoria de Comunicação Social, Associação dos Anistiados Políticos(Anap), Orincuaba, Agenda 21 de Volta Redonda, Associação Mulher e Cidadania de Barra Mansa, MST regional, Juventude do PT/VR, Rádio Comunitária Nova Geração(Resende), Agente Pastoral Negro(APN), Rádio Comunitária Interativa(Vassouras), Rádio Comunitária Alternativa 107(Barra Mansa), Rádio Comunitária Cruzeiro(Pinheiral), PMDB de Resende e Centro Adacêmico de Piscologia do UBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário