08 junho, 2009

UMA HOMENAGEM AOS MARES DE TODOS OS ANOS

Em 8 de Junho de 1992 foi celebrado pela primeira vez em todo o mundo o dia dos oceanos. A data coincidiu com a realização da ECO-92 no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro e ainda não está oficialmente reconhecida pela ONU. Porém o Dia Mundial dos Oceanos, ou o Word Ocean Day tem como objetivo, a cada ano, fazer uma homenagem, um tributo ao Atlântico, Pacífico e Índico pelos produtos, como frutos do mar, serviços e benfeitorias que eles oferecem.
São os oceanos, desde o princípio da humanidade, se é que se pode classificar assim, que fornecem o meio de comunicação para a existência da comércio global. É por suas águas que passam os cabos submarinos da Internet usada por quase todas as nações.
Trata-se de um tributo mais do que justo aos mares de tantas histórias, espaço de batalhas travadas por diversas tribos, celeleiro de corpos que ficaram em suas águas de diversas formas, a exemplo recente este acidente com voo 447 da Air France, onde se vem processando o resgate dos 228 corpos. Muitos ficarão nele e o mar passará a ser um símbolo, um conforto para todo o ente querido.
Lamentável e a interferência humana, pois a poluição , com todo o tipo de dejetos e esgoto, a maioria das vezes sem tratamento, lançados em seu leito, somado ao consumo excessivo de peixes e as pescas criminosas como o arrasto no fundo dos altos mares que reduzem e transformam drasticamente as suas muitas espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário