07 abril, 2009

IR ATRÁS DA NOTÍCIA NEM SEMPRE É FÁCIL E AGRADÁVEL

DIA DO JORNALISTA

Faz parte do senso comum a idéia de que o jornalista é um profissional cercado de fama, dinheiro e glória: uma celebridade. Em alguns casos (pouquíssimos), tal concepção pode até estar próxima da realidade, mas, na maioria das vezes, a situação é bem diferente. O jornalismo é uma atividade exigente, que demanda esforço intelectual e muita disposição para o trabalho. Ir atrás da notícia nem sempre e fácil e agradável. Trata-se de um de exercício persistência, decisão e coragem. No caso de uma denúncia, por exemplo, o jornalista quase sempre compra briga com a parte denunciada.Para o profissional do jornalismo, domingos e feriados são dias de trabalho normal. Enquanto a grande maioria das pessoas descansa ou se diverte, o jornalista está lá, na rua, ou na redação, de plantão. A notícia não tem hora marcada para acontecer.
Mesmo com todas as exigências, muitos profissionais definem o jornalismo como uma “cachaça”, da qual é impossível largar depois que se pega o vício. O bom jornalismo é uma verdadeira missão, porque procura ser a voz dos que estão calados pela falta de oportunidade e poder.
Neste dia especial, nossa sincera homenagem a todos os repórteres, produtores, editores, assessores de comunicação, enfim, a todos os jornalistas, que prestam inestimável serviço à sociedade.
Frei Gustavo W. Medella, OFM, Jornalista – Petrópolis – extraído Almanaque Santo Antônio 2009, p.65 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário