05 abril, 2009

DIA DA JUVENTUDE: MANTER-SE JOVEM FAZ BEM

Ser jovem, dizem alguns, é um estado de espírito. E é certo mesmo que os que se empreendem de espírito jovem, convivem em meio à juventude, têm uma outra capacidade. Realizam coisas aos moldes destes e são ousados. Quantos exemplos se tem. Ai, agora, seu lado, verá algum: um tio, uma tia, o avó, ou mesmo os pais, ou um líder religioso. Manter se jovem faz bem para a saúde do corpo. Pesquisas não deixam dúvidas. Mas, ser jovem, é uma fase da vida. A verdade é que, como a natureza, todos envelhecem e não há remédio para rejuvenescer.

Para falar sobre o assunto, o destaque de alguns textos, como este do site mundo jovem: “Juventude e sonhos são duas palavras inseparáveis. Quando as diversas juventudes, nas suas realidades específicas, unirem os gritos pela concretização dos seus sonhos, o mundo pode ter novas esperanças. Não há como não acreditar na vitalidade e no entusiasmo dos jovens”. E personalizando o Dia Nacional da Juventude, comemorado em todo o mundo, o site exalta para que neste dia e sempre “os sonhos juvenis não sejam sonhados sós”. Exalta para que o jovem, ciente de suas responsabilidades, faça despertar nos adultos a certeza de que “produzirão novos raios de vida para a sociedade”.
A página da canção nova traz mensagem do Papa para todos os jovens do mundo: “A juventude, em especial, é o tempo de esperanças, porque olha para o futuro com várias expectativas".
A medida que o jovem vai vivendo em sociedade, sendo parte dos problemas do mundo, ele se torna experiente para a vida. E o Papa diz que a experiência demonstra que as qualidades pessoais e os bens materiais não bastam para garantir aquela esperança, cujo ânimo humano está em busca constante".

Segundo ele, a crise da esperança atinge com mais facilidade as novas gerações. Isto, por causa das transformações do mundo. A geração de hoje vive e sobrevive “contextos socioculturais sem certezas, sem valores e sem sólidos pontos de referência, enfrentam dificuldades que parecem superiores a suas forças". O Papa diz que, jovens feridos pela vida, sem imaturidade pessoal, muitas vezes é reflexo do vazio familiar, de escolhas educativas permissivas e libertárias e de experiências negativas e traumáticas que lhes foram negadas na educação, no convívio familiar, por um ou outro motivo.

Mas, ser jovem é sinônimo de ser forte, dinâmico, audacioso e vencedor. Acredite nesta verdade. E uma fase da vida que não se repete, todavia, deixa marcas e exemplos para os mais velhos e para os que virão. Portanto, faça-se feliz e viva o melhor dos melhores valores humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário