"O que chamamos de acaso não é senão a causa ignorada de um efeito desconhecido". (Voltaire)
31 janeiro, 2009
VEM AI FEVEREIRO
Os dizeres do cabeçalho deste blog vai mudar, como já mudou antes. Para o mês de março vai ser legal se entrar uma mensagem de leitor. Envie para este e-mai: maurocesarbarba@yahoo.com.br para que seja sua a abertura. O blog do mau, está bem esperando.
NO BRASIL AINDA NÃO CAIU A FICHA
No caso aqui, a Pizza feita em casa |
O pensar das elites brasileira, que acabou se refletindo nas atitudes do povo, é de que: o Brasil é auto-suficiente e seletivo no campo energético, possui o melhor álcool e é dono da maior floresta tropical.
A ilusão a seu próprio respeito é perigosa.
É como aquela história do "não vamos fazer vergonha".
Há quase cinco décadas europeus e americanos já levavam a pizza que sobrava na mesa do restaurante. O brasileiro deixava-a (sujeita a voltar a mesa de outro) por achar vergonhoso levar o alimento para casa. Há menos de duas décadas, se não há engano, se pratica isso aqui. E ainda há gente que tem vergonha de sair com o que pagou, debaixo do braço (força de expressão).
Segundo a jornalista, "o que está em mudança no mundo são os conceitos e as atitudes". No Brasil, vai demorar cair a ficha.
Foto: Cesar Dulciidi
Foto: Cesar Dulciidi
28 janeiro, 2009
A Hanseníase não é transmitida quando tratada
O último domingo do mês de janeiro foi citado como o Dia Internacional do Hanseniano, matéria em jornal carioca também confirmou esta data, porém em outros livros consultados, dia 27 e 29 também foram citados como o dia da luta contra a doença. A Hanseníase é uma doença contagiosa isso é fato. Ela é causada pelo micróbio mycobacterium leprare, conhecido também como bacilo de Hansen, que atinge pele e nervos, levando o ser humano a deformidades.
O primeiro sintoma são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo. As áreas afetadas perdem progressivamente a sensibilidade, reduzem a produção de suor, o crescimento dos pêlos e atingem os nervos. O comprometimento dos nervos e a redução da função motora de mãos e pés ocasionam deformidades. A contaminação ocorre pelo ar, por meio da respiração, no convívio freqüente, contínuo ou prolongado com pacientes sem tratamento.
Entre 70% e 80% da população mundial é resistente ao bacilo. Chamada de poliquimioterapia (PQT), o tratamento é constituído por dois ou três tipos de antimicrobiano e pode levar de seis a 12 meses, dependendo da forma da doença, localizada e com poucas lesões ou disseminada. Todos os doentes deixam de transmitir a doença quando realizam o tratamento, que é feito gratuitamente na rede básica de saúde.
Segundo a Wikipédia, a maior biblioteca sobre hanseníase, no mundo, fica na cidade de Betim/MG, no Brasil.
Parte deste texto publicado na Folha de SP, em 18/09/2005.
26 janeiro, 2009
V I V A O D I A D E H O J E
Viva o dia de hoje.
Deus te o dá, é teu.
Vive-o nele.
O dia de amanhã é de Deus, não te pertence.
Não leves para amanhã a preocupação de hoje,
Amanhã é de Deus, entrega-o a Ele.
O momento presente é uma frágil passarela:
Se a sobrecarregares com os pesares de ontem,
E as inquietudes de amanhã,
A passarela se romperá e perderá o chão.
Viva o dia de hoje,
Em comunhão com Ele.
E se te sentes preocupado(a) por um ser querido,
Contempla-o na luz de Cristo ressuscitado.
Texto extraído do Almanaque Santo Antônio, da Editora Vozes Ltda, de 2007. Refere-se a uma oração encontrada na roupa de uma Irmã do Sagrado Coração (Charles de Foucauld) assassinada na Argélia, em 10 de novembro de 1995. Seleção feita pela Irmã Maria Diva Schiochet, Joinville/SC.
Amanhã é Dia Mundial do Hanseniano e será importante uma matéria falando deste assunto, mesmo por que a Hanseníase é uma doença parecida com a lepra, citada na bíblia. É transmitida pelo e ar e no Brasil o índice de infectados não é pequeno.Seu tratamento é gratuito na rede básica de saúde.
25 janeiro, 2009
BRASIL VAI FAZER COMBUSTÍVEL COM COCÔ
Um projeto brasileiro de utilização de cocô para obtenção de biodiesel está para entrar em atividade. Com o subtítulo de "A Bostobrás voltou", a notícia foi divulgada em primeira mão na coluna de Alcemo Góis, de O Globo. Segundo Góis, a experiência vai custar R$ 5 milhões e produção do combustível vai sair de uma fábrica, instalada próxima a Estação Alegria, no Caju, no Rio de Janeiro.
Pela matéria prima usada, moradores aqui de Barra Mansa,mais ou menos a 100 quilômetros da fábrica, acham o projeto audacioso e caro.
Pela matéria prima usada, opiniões por aqui especulam, como vai ser feita essa separação de material, a partir de que estado: sólido, líquido ou gasoso e seu qualquer um vai poder vender o seu. Deve ser brincadeira!
Foi comemorado o dia do carteiro e consequentemente, dia dos correios e telégrafos.
SÃO PAULO FEZ 455 ANOS
O Brasil faz aniversário dia 22 de abril, data de seu "descobrimento" e neste ano completa 509 primaveras. Sabe-se o país é muito, muito mais velho mesmo. Mas, quem ficou mais velho hoje foi sua maior capital em população: São Paulo. Uma das cidades mais velhas do país, fez 455 anos, com muitas atividades. Parabéns!
24 janeiro, 2009
MUITA GENTE RESPONDE AO BOA NOITE DE BONNER NA TV
Descobri algo interessante hoje navegando na Wikipédia: é que 40% das pessoas que assistem o jornal nacional respondem ao cumprimento de despedida de Willian Bonner ou da Fátima, que seja. Bem! Eu estou dentro desta estatística. O número é preocupante, não acham? Será que quase 50% dos que assistem televisão respondem a seu interlocutor, no caso a TV, mesmo sabendo que o outro não está ouvindo. Não se trata de nenhum sintoma de maluquice. Bem, ou mal, pelo menos é o que acho!
Outra coisa.
Se for ao Sri Lanka, país localizado na Ásia, cuidado ao pedir algo com alguém e este acenar com a cabeça dizendo sim ou não. Cuidado, se for dizer não para alguém com o meneio da cabeça.
E que lá, é tudo ao contrário: se você abanar a cabeça para os lados quer dizer sim e de cima para baixo quer dizer não?
O país foi conhecido bem antes pelos gregos pelos romanos, que o chamavam de Taprobana. Depois da conquista do Oriente, pelos árabes, mercadores frequentemente visitavam a ilha, e existia uma comunidade árabe no Sri Lanka desde o século X. Os árabes conheciam a ilha como Serendib.
Assinar:
Postagens (Atom)