31 janeiro, 2009

NO BRASIL AINDA NÃO CAIU A FICHA

No caso aqui, a Pizza feita em casa
O Brasil entrou na contramão da História, no que diz respeito às precauções contra a crise pré-anunciada. Conforme lembrou a jornalista Mirian Leitão, enquanto na Europa e nos Estados Unidos cidades são remodeladas e atitudes sãs para adaptação à crise e se ter menos problemas, no Brasil, nada é feito tomada. Até bicicletas vêm sendo a solução para um determinado grupo.
O pensar das elites brasileira, que acabou se refletindo nas atitudes do povo, é de que: o Brasil é auto-suficiente e seletivo no campo energético, possui o melhor álcool e é dono da maior floresta tropical.
A ilusão a seu próprio respeito é perigosa.
É como aquela história do "não vamos fazer vergonha".
Há quase cinco décadas europeus e americanos já levavam a pizza que sobrava na mesa do restaurante. O brasileiro deixava-a (sujeita a voltar a mesa de outro) por achar vergonhoso levar o alimento para casa. Há menos de duas décadas, se não há engano, se pratica isso aqui. E ainda há gente que tem vergonha de sair com o que pagou, debaixo do braço (força de expressão).
Segundo a jornalista, "o que está em mudança no mundo são os conceitos e as atitudes". No Brasil, vai demorar cair a ficha.

Foto: Cesar Dulciidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário