24 outubro, 2021

POEMAS DE 2021 E ANOS 1980 QUE ANIMA, ACALMA E JUSTIFICA

não é mais preciso a folha ou o caderno
A poesia que trago hoje não é de meu arquivo pessoal. A fiz recentemente, no próprio twitter, quando me interagia com as pessoas. Achei por bem começar com letra minúscula, para não impor muito poder à palavra acalma e deixar brilhar a essência. 

Ah! Dei um título a ela. Junto, publico outra, criada como canção e tornada poema. Copiada de uma folha amarelada pelo tempo e escrita nos anos 1980, onde a palavra anima já era rima para os meus versos. Acho que cheguei a musicá-la, mas não lembrei das notas, nem da melodia. Nasceu para ser verso. 

Quanto ao poema Você, penso que fiz quando trabalhava como escriturário na Siderúrgica  Barra Mansa, localizada no bairro Saudade.  Não me surpreendi ao vê-lo lançado como desconhecido no site Pensador, mas me trouxe dúvidas. Além disso, há uma frase com rimas que não colocaria em uma poesia. E não está no manuscrito que tenho (veja foto).

Os anos 1980 foi um período muito fértil, quando produzi músicas e versos e não tinha hábito de copiar poesias de outrem. Quando acontecia, sempre acrescentava o nome do autor. Apesar de ser semelhante ao meu estilo, se não a escrevi, pode ser que seja de alguém próximo a mim, na ocasião.

Certo é que, as frases ainda dançam na minha mente.


Essência

poesia me acalma,

me é amiga,

confidente,

um presente

enquanto se faz presente

o trocadilho e o brilho

das palavras

mesmo se for escassa,

me anima

pois sua essência

não vem da rima

vem da alma


Os anima

Há um moço bonito na esquina

na janela, uma bela menina

a esperança de conquista

é que os anima

Há por esse mundo afora

muita gente

com esperança que na frente

dias melhores os animem

Há uma esperança supersônica

que a tal bomba atômica

ou qualquer coisa crônica

não trará destruição


Em cada coração

de moço ou de menina

até nessa canção/oração

que cumpre sua sina

é a sobrevivência que os anima


Na conversa dos velhos

no sorriso dos jovens e das crianças

nas orações diversas e dispersas

que tropeça quando reza

que sejam uma explosão de esperanças 

para a sobrevivência que os anima

seja velho, adulto, menino ou menina


Você  

                                   (de 17 de Março de 1981)

Folha com versos originais de 1981
Há coisas lindas na vida

poesia...

amor...

você...

poesia é linda porque é triste

amor é lindo porque existe

mas...

linda mesmo é... você


Há coisas inexplicáveis na vida

Deus...

saudade...

você...

Deus se ama e não se explica...

saudade se justifica...

mas....

como explicar... você?!


Há coisas boas na vida

livros...

carinho...

você...

livros instruem a gente...

carinho, quem não o sente?!

mas...

bom para mim é ...você!...


Há coisas incompreensíveis na vida...

crianças...

sonhos...

você...

crianças, não sei se entendo...

sonhos, não compreendo...

Sei que amo... você!...

 

Editado 24.20.2021 -

 Editado 25.20.2021 -


Nenhum comentário:

Postar um comentário