12 julho, 2020

EM TERRAS BRASILEIRAS PODE TER VIVIDO A MARIA MAIS VELHA DO MUNDO

Celeiros localizados no bairro Colônia Santo
Antônio, em Barra Mansa-RJ, teria mais de 120 anos
Relendo meu velho caderno de senhas, das mais diversas - para e-mail, paginas, celulares, notas, artigos e informações da família, que apesar de "surrado", tem um índice (tenho mania de fazer índices até em agendas), encontro dados de Maria Olívia da Silva, que teria 129 anos, na época de minhas anotações, e morrido aos 130 anos. Seria uma brasileira a mulher que mais tenha vivido? 
Vou atrás de mais informações e descubro que a vivida senhora faleceu em 8 de Julho de 2010 e que sua longevidade existiu mas, nunca ficou provada. Há dúvidas se, por certo, tenha passado dos cem anos. Mas, está entre as mais velhas do planeta. 
Consta-se que ela dizia ter nascido na Polônia, mas era brasileira, com documentos de registros, como nascida em, Itapetininga-SP. Sua certidão mais atual teria sido emitida nos anos de 1960, depois que teve a casa destruída por incêndio, no município de Centenário do Sul-PR.
Apesar de sua história ter sido mencionada em importantes noticiosos do mundo, sua idade nunca ficou confirmada oficialmente e aqui no Brasil ela passou por mais de dez moradias, entre São Paulo e o Paraná. 
Colho esses dados do site Recanto das Letras, cujo texto está registrado e pode ser encontrado com o simples título de Maria Olívia, atestando não ter sido a mesma registrada como a mulher mais velha, no Livro dos Recordes. Na lista de pessoas mais velha do mundo no Wikipédia também não há seu nome. Fica o registro como uma contribuição ou justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário