11 julho, 2020

A POPULAÇÃO, LEMBRADA NO MUNDO INTEIRO, VOLTA A VER SORRISOS

A pandemia deixou marcas em todo o mundo e o resultado é uma população assustada. Pessoas mascaradas procurando evitar seu semelhante. Hoje, 11 de Julho, Dia Mundial da População, apesar das medidas de isolamento social, distanciamento e da utilização de máscaras, a situação já não é mais igual nos países. Contudo, em quase todo o planeta existiu uma população acuada. 
O mundo mudou e a afirmação de que por muito tempo a relação humana vai experimentar um novo modelo, é o que mais se vê nos editorais. Triste são os  sorrisos que não podem ser vistos, mas lendo reportagem no Estadão, vê-se que com criatividade se eliminam barreiras e, finalmente, uma luz no fim do túnel; ou nos lábios das pessoas.  Chega ao mercado as máscaras transparentes.
A leitura labial e o sorriso aberto estão garantidos! Depois do cidadão de máscara que criou a camisa personalizada, com sua foto estampada, a ideia de um plástico transparente no quadrado da boca, no mesmo artefato chegou criando um novo mercado.
Um grupo de costureiras de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, criou a tal máscara, com uma produção inicial de 100 mil. Elas são em algodão e vem com a região da boca com uma lâmina transparente o que, ainda, além do sorriso ou a seriedade vista,
permite-se ver, durante a fala, os movimentos faciais. 
Segundo o Estadão, "uma dinâmica fundamental para pessoas com deficiência auditiva que fazem leitura labial". O jornal acrescenta que o assunto, desde o início da pandemia, é uma preocupação, surgindo várias ideias em outros países de inserção dos deficientes auditivos nas conversas. No entanto, a inspiração veio de um estudante de mestrado em gestão da inovação da Universidade Federal do ABC. 

Editado em 11.07.2020 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário