18 maio, 2020

COMBATE AO ABUSO SEXUAL, O CUIDADO COM OS ÍNDIOS E AUSÊNCIA AOS MUSEUS

Museu da República, no Catete. Rio de Janeiro-RJ
18 de Maio é dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente. Dia internacional dos museus e dia das raças indígenas da américa. Das três celebrações, a primeira e a terceira remetem à sociedade um compromisso: o de combate, para evitar que crianças e adolescentes sejam exploradas e que as raças indígenas sejam dizimadas. Quanto aos museus, muito visitados - em todo o mundo, a certeza de que ainda por um certo tempo serão menos frequentados. 
Obra no Museu da República
A data de lembrança aos museus, que por ora estão - uma grande maioria, fechados, tem como objetivo lembrar às pessoas da importância que a instituição traz a sociedade, com seu aparato de cunho histórico, científico e social. Espaço que proporciona lazer, intercâmbio, conhecimentos sobre a história, arte e enriquecimento cultural.
O primeiro museu criado não tem ainda quinhentos anos: o Ashmolean Museum of Art and Archeology, que fica na Universidade de Oxford, na Inglaterra. O site Wizard traz uma lista de museus dos mais diversos; encontrados em todo o mundo.
A TV Rio Sul, aqui da região, trouxe reportagem abordando o assunto sobre exploração sexual à criança e ao adolescente. A apresentadora do noticiário de meio-dia lembrou que no estado do Rio, no ano passado, foram 530 denúncias sobre abusos e este ano, até a data de hoje, já tiveram 152.
Foi ouvido psicólogo, que falou sobre atendimento às vítimas de abuso e a importância da denúncia conforme vídeo. As raças indígenas da américa, que tem o dia 18 de Maio como uma data de lembrança, este ano foi pouco evidenciado, a não ser com a preocupação de contaminação desse povos, a exemplos de casos ocorridos  no Brasil. Vide artigo apelo publicitário em defesa dos povos indígenas, publicado nesse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário