25 abril, 2020

CONTABILIDADE NUNCA FOI MINHA PRAIA

Hoje, 25 de Abril, é Dia da Contabilidade e posso dizer com propriedade, ou não, pois não houve sequência ao técnico de contabilidade, cursado como Ensino Médio, na época, no Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa-RJ. A profissão de contador (a não ser de histórias) nunca foi a "minha praia", mas nutro um carinho grande pelos profissionais da área. Aos do meu tempo, envoltos com as maquininhas que geravam tiras quilométricas de papel, e aos da atualidade, em frente a uma planilha - talvez de um programa Excel ou outro mais moderno, que lhes forneçam os cálculos precisos da mesma forma.
Calculadora portátil sobre dicionário
Foto: Arquivo próprio

Isso para resumir o progresso tecnológico, sem querer ofender qualquer trabalhador dos números. Pois, a contabilidade, essa ciência teórica e prática imbuída em oferecer os resultados das operações feitas por uma firma ou empresa, ainda é a realização de muitos e muitos dela tira seu "ganha-pão". 
E é bom ver quem gosta dessa ciência e que faz com prazer o seu trabalho. E estaria sendo injusto se ficasse apenas nessa avaliação, pois contadores, anonimamente, no dia-à-dia resolvem os problemas e salvam a vida financeira de muitos empresários e profissionais de diversos ramos.
Por isso, pela data de hoje, Parabéns, não só ao contador, mas a todos os envolvidos com a contabilidade em geral, desde aquele que limpa o espaço de serviço ao que no final fecha grandes cálculos. 
Para resumir, quero poetizar essa ciência, de natureza econômica. Esqueça a contabilidade dos números, ou melhor, se fixe nela, pois, apesar de tudo só há uma conta, no final. Mesmo fragmentadas, as contabilidades, na verdade, se resumem em uma.

    A Contabilidade do Amor

  Há a contabilidade do amor;
  a dos negócios; a dos amigos,
  dos filmes e a da violência e a
  dos dias de quarentena e,há ainda,
  a contabilidade das doenças
  e a mais cruel delas:
  a das mortes.
  Vida que segue,
  parafraseando Chico Pinheiro,
  jornalista do "Bom Dia Rio",
  na Globo e que,provavelmente,
  por ter mais de 60 anos,
  está na contabilidade dos que
  precisaram ser afastados da linha contágio
  Aliás, nesse momento,
  muitos profissionais de Contabilidade
  estão distanciados,solitários
  por uma razão ou outra
  mas, no final,
  tudo vai passar,
  pois como já disse o grande mestre
  tudo passa, mas
  ... as palavras Dele não passarão
  e a Contabilidade do Amor prevalecerá

Nenhum comentário:

Postar um comentário