14 março, 2020

SAUDADE NÃO É SÓ UM SENTIMENTO, É UM BAIRRO

Aqui em Barra Mansa, a gente costuma dizer: saudade não é só um sentimento, é um bairro. E quando falo isso, refir0-me ao bairro vizinho ao que eu nasci, Loteamento N. Sra. de Lourdes, Vila Brígida. O Saudade, o único que teve um Cinema - o Cine Saudade, uma agência dos Correios e o Clube Tabajaras, que hoje abriga o 7º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar).
Igreja de Santo Antônio, em Saudade, Barra Mansa
a preferida dos noivos
Ah! Que saudade! E por isso que lembro o Saudade dos meus tempos de criança. Onde participávamos da missa, na Igreja de Santo Antônio ( que o por seus vitrais é a mais procurada para casamentos), pelo cinema, que me propiciou os primeiros sonhos com os filmes ainda em preto e  branco. 
E por isso trago, hoje, Dia Nacional da Poesia, a poesia do amigo Crisjoli Fingal, de Pouso Alegre, Minas Gerais.

Saudade

Guardada nos velhos retratos
Nas mobílias esquecidas pelos quartos.
Entrelaçada pelas janelas ao quintal
Minha saudade é um amor sem igual.

Nas varandas em sombras frescas
Recordando as histórias pitorescas
No terço, aos pés de Nossa Senhora
A saudade é a oração de todas as horas.

No cheiro do café em coador de pano
Nas palavras abençoadas com sinal da fé
A saudade é cheiro do meu cotidiano.

Clique p/ ver essa e outras poesias de Fingal: https://crisjoli.blogspot.com/search?q=saudadehttp://crisjoli.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário