22 outubro, 2016

DIA DE ATENÇÃO À GAGUEIRA, UMA DIFICULDADE QUE PODE SER DISCUTIDA EM GRUPO

Muitos, talvez, ainda não tenham atentado para isso, mas há um dia dedicado à gagueira, um problema universal, que se pode ter, independente de idioma. O 22 de Outubro é uma data universal. No Brasil, desde o lançamento da data, acontecem com ações voltada aos gagos, familiares e à população em geral. No site da Associação Brasileira de Gagueira (ABRA GAGUEIRA), os interessados se inscrevem e ficam sabendo como participar de grupos de ajuda.
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira, foi uma data escolhida pela International Fluency Association (IFA) - Associação Internacional de Fluência, e International Stuttering Association - Associação Internacional de Gagueira. Em 22 de Outubro de 2005, em uma reunião da ABRA GAGUEIRA, surgiu a ideia de uma campanha, da qual se criou o slogam "Gagueira Não Tem Graça. Tem Tratamento". O lema é usado atualmente em todas as campanhas relacionadas à questão. 
O I Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam foi em 2008, na Universidade Veiga Almeida (UVA), co-organizadora do evento, no Rio de Janeiro. Neste encontro, elaborou-se um manifesto e o documentário com o título "Gagueira Não Tem Graça. Tem Tratamento", produzido pelos jornalistas Leonardo Lisboa, Maurício Júnior e Patrícia Barros, da Universidade Católica de Pernambuco.
Imagem extraída do WhatsApp
A data é também dedicada ao Dia Internacional  do Radioamador. De acordo com a Wikipédia, o radioamadorismo é um hobby e ao mesmo tempo um serviço de telecomunicação. Sua utilização deve ter caído devido a força das redes sociais, principalmente, o WhatsApp, com seu poder de comunicação coletiva, rápida; grupos de conversa, onde todos podem ser um administrador.  O radioamadorismo possui legislação nacional e internacional, que regulamenta as condições de uso e suas frequências. É  diferente do Serviço Rádio Cidadão (conhecido no Brasil com PX), muito usado por motoristas, principalmente taxistas e caminhoneiros, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário