sexta-feira, 22 de julho de 2016

O BRASIL É UM DOS CINCO PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE CASOS DE DIABETES

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, havia no país pelos menos 422 milhões de pessoas adultas sofrem com a diabetes. E o Brasil é um dos cinco países com o maior número de incidência. No entanto, nem todos os casos são iguais, já que a doença possui os tipos 1 e 2.
A do tipo 1 autoimune  e manifesta em crianças e adolescentes. Mas, pode manifestar-se em qualquer idade, em quem tem menos de 36 anos. A tipo 2, os fatores que  a desencadeiam estão muito ligados aos maus hábitos de vida. É o tipo mais comum e grave da doença, que pode ser controlada cuidando da alimentação, fazendo o uso da insulina quando necessário e se exercitando com frequência.
Mitos e verdades sobre a diabetes. Uma alimentação adequada e atividades físicas regulares podem ajudar muito a manter a diabetes controlada. Mas existem muitas informações desencontradas. A nutróloga Cristiane Braga L. Kanashiro aponta o que é mito e o que é verdade sobre o assunto. 
Mito: frutas estão liberadas à vontade. O consumo das frutas deve ser controlado. O ideal é comer em porções, como uma fruta pequena ou uma fatia grossa de uma fruta maior. Cristiane alerta também que é bom evitar a manga, morango, uva e o suco de laranja.
Mito: legumes e verduras estão liberados à vontade. Existe uma condição para que os legumes e as verduras sejam consumidos em qualquer quantidade: eles precisam estar crus. A médica destaca, no entanto, que quando cozidos ou grelhados devem ser consumidos na quantidade de um pires de chá, duas vezes ao dia.
Verdade: alimentos integrais exigem atenção.nArroz sete grãos, arroz integral, macarrão integral e outros devem ser consumidos em pequenas porções (duas colheres de sopa por dia). A recomendação é optar por mandioca e batata, por exemplo.
Verdade: evite os doces. É ruim, mas os doces devem ser evitados. As guloseimassão alguns dos grandes vilões da diabetes. Mas, se mesmo assim quiser consumir, opte pelos que não possuem açúcar na composição, coma pouco e sempre após refeições ricas em proteínas.
Verdade: bebidas alcoólicas podem ser consumidas. Antes de comemorar, saiba que, seu consumo está liberado em porções pequenas. A profissional alerta também que o ideal é combinar a ingestão com alimentos proteicos.
Mito: alimentos lights são indicados para diabéticos. Não. Possuem menos calorias do que o tradicionais, mas isso não significa que eles sejam desprovidos de açúcares. Nesse caso, o ideal é apostar nos diets, que não possuem açúcar (ou contam com porções reduzidas).
Mito: atividades físicas não fazem diferença. Exercitar-se é muito importante para quem possui diabetes. A nutróloga explica que a atividade física, especialmente a aeróbica, ajuda na manutenção do peso corporal. Além disso, também auxilia no controle dos níveis glicêmicos.
Fonte e foto: Doutíssima -

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