09 janeiro, 2016

É VERDADE OU MITO QUE NO BRASIL O ANO SOMENTE COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL?

Depois das festas, queimas de fogo por todo o mundo ocidental e parte oriental, 2016 está ai. A vida retomou o seu rumo normal em todos os países que adotam o calendário gregoriano. E nos que não adotam também, afinal, como cantou Cazuza, "o tempo não pára". No Brasil, como dizem, o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Verdade ou mentira, mito, ficção ou brincadeira?
O certo é que os políticos desse país, que já nadam em mordomia e votam o próprio aumento salarial, ficam de recesso por quase todo o período e só voltam mesmo a trabalhar depois do Carnaval. E ainda têm os "jetons", (ganhos extras), caso precisem se reunir durante o recesso.
Nas escolas, infelizmente, as presenças só se firmam mesmo após a data e outros compromissos no país são direcionados para após a folia em todo o país. Alguns apresentadores de TV, como Jó Soares, sempre voltam depois do  Carnaval. 
Para este ano, o Rio de Janeiro já deu seu ponta pé inicial, com uma "abertura não oficial do Carnaval". O evento, que lotou os espaços próximos de onde saem as barcas em direção à Paqueta e Niterói, aconteceu no dia 3 de Dezembro, na Praça XV, zona Portuária do Rio.
Em qualquer lugar do Brasil é assim mesmo? Pessoas só começam mesmo a trabalhar depois do Carnaval? 
Não! Não é exatamente assim. Apesar de muitos projetos pessoais e atitudes e ações importantes ficarem para depois, justamente por força de um "modismo" ( ou que seja cultura ), é puro mito. .
Entre os meses de Janeiro e Fevereiro, o setor de turismo e empresarial do país está a todo vapor. A indústria do lazer e do entretenimento, impulsiona a hotelaria, o transporte marítimo, aéreo e terrestre e ainda o comercio das localidades mais procuradas.
É neste período, que os temporários admitidos pelo crescimento das vendas de fim de ano se empenham no trabalho para garantir a estabilidade. Negócios diversos são fechados justamente nessa data e muitas empresas  mudam, implementam metas e fazem novas contratações.
Para confirmar a música País Tropical, de Jorge Ben Jor, de que Fevereiro tem Carnaval, este ano ele será na primeira quinzena e o Fevereiro será de 29 dias. Algo que só acontece de 4 em 4 anos. 
E, para finalizar, 2016 começou mesmo no dia Primeiro de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário