31 janeiro, 2015

CARNAVAL MAIS CEDO EM BARRA MANSA E VOLTA REDONDA E SEU PROLONGAMENTO

O carnaval na região começa mais cedo, apesar da data oficial este ano ser 17 de fevereiro, com a a folia começando na sexta-feira (13). Em Volta Redonda, por exemplo, dia 6 e 7 (sexta e sábado) de fevereiro os portões da Ilha São João se abrem para animação. Em Barra Mansa, os desfiles de blocos também anteciparam a festa: o Bloco da Saúde e o Bloco Não Era Eu desfilaram neste  sábado. 
Há mais de 50 anos a região ouviu falar do tradicional carnaval de Aiuruoca, cidade próxima de Itamonte, onde a festa sempre foi uma semana antes. Muitos foliões aqui do sul fluminense mantiveram por anos o hábito de pular o carnaval mineiro antecipado, como uma preparação, para depois curtir a festa oficial, que a acontece em todo o país.
Mas, neste terceiro milênio um novo fenômeno vai tomando força por todo país, que é o pós-carnaval. Para estes foliões o carnaval não termina na quarta-feira de cinzas, mas prossegue.
O carnaval de Recife/Olinda, onde o frevo é predominante, nunca termina na quarta-feira de cinzas, assim como outras cidades do Nordeste, como Salvador, São Luiz do Maranhão e outras. 
A cada ano a sede dos carnavalescos aumenta mais. Vai chegar o tempo, e não está muito longe, em que o carnaval será a festa e mês, tal é sede dos foliões. E ai, estará apenas confirmando aquela velha canção, de Jorge Ben Jor: "em fevereiro tem Carnaval"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário