08 outubro, 2013

ALUNOS DE VOLTA REDONDA APRENDEM A SERVIR

Inspetor Valdo da GM com as crianças - Foto: Divulgação
Há dois meses, 35 alunos da Escola Recanto da Criança, da localidade de Três Poços, em Volta Redonda, participam de um projeto - voltado a despertar nas crianças o prazer em servir -  desenvolvido pelo NAC (Núcleo de Ação Comunitária).
A iniciativa foi uma das formas encontradas pela entidade para combater a violência, principalmente nas escolas. Denominado “Soldado da Paz”, o projeto visa a mostrar as crianças – na faixa de 9 a 12 anos de idade – o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança e, mais que isso, a missão que todos têm de garantir a ordem pública, com o apoio da sociedade.
De acordo com a presidente do NAC, Dayse Penna, ao final será feita uma avaliação da iniciativa junto aos alunos com os educadores e com as famílias. “Vamos saber se houve alguma sensibilidade, uma mudança de postura”, explicou Dayse. Para o NAC, a violência atualmente é um dos fatores de forte influência na baixa qualidade do ensino. E considera que, por conta disso, todos acabam sendo vítimas, pois o cotidiano de crianças e jovens tem sido alterado nas escolas, cujas circunstâncias muitas vezes as convertem em verdadeiros campos de batalha.
- A violência afeta de modo especial o ambiente escolar porque deteriora as relações e prejudica a qualidade das aulas e o desempenho acadêmico dos alunos – disse Dayse, acrescentando que isso traz dificuldades aos educadores no desenvolvimento de ações disciplinares.
O projeto desperta nas crianças o prazer em servir e as vantagens do comportamento disciplinado.

Texto adaptado, extraído do Jornal Foco Regional, de Barra Mansa/RJ, produzido pelo jornalista Fernando Pedrosa -

Nenhum comentário:

Postar um comentário