29 agosto, 2013

ASTRÔNOMOS BRASILEIROS DESCOBREM SOL GÊMEO

Escolha um nome para o Sol e ganhe um Tablet

Em pesquisa conjunta com estrangeiros, astrônomos brasileiros descobriram uma estrela que pode ser considerada espécie de irmã gêmea (porém bem mais velha) do sol. O astro foi localizado na constelação de Capricórnio e na linguagem dos astrônomos, a semelhança se dá pela mesma numeração HIP 102152, que representa a mesma massa e composição química do Sol e consequentemente a mesma distância: 250 anos-luz da terra.
Com a descoberta, os cientistas têm a expectativa de localizar na constelação de Capricórnio pequenos planetas semelhantes a Terra. A maior expectativa, entretanto e observar a evolução da nova estrela. O Sol encontrado pelos pesquisadores tem o dobro de idade do nosso sol (4,6 bilhões de anos).
O pesquisador Jorge Meléndez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da USP, que liderou o trabalho, e mais 5 pesquisadores brasileiros e 4 estrangeiros, anunciou o feito ontem (28), em coletiva à imprensa a descoberta será publicada na revista The Astrophysical Journal LettersO grande barato é que, para atrair o interesse popular pela descoberta, eles lançaram um concurso para a escolha de um nome popular para a estrela.
Os interessados devem enviar sugestão de um nome com uma história, que pode ser fictícia ou real, para o Sol, até o dia 1º de Outubro. O 1º lugar vai ganhar um tablet, o segundo, um telescópio, e o terceiro, um conjunto de livros de astronomia.


Mais informações em:

- www.iag.usp.br/astronomia/gemeosolar -

Concurso cultural: Conte a história do gêmeo do Sol!

Estrelas são identificadas na comunidade científica com códigos adotados em catálogos internacionais. Mas que tal criar um nome bem brasileiro para uma estrela parecida com o nosso Sol?
 
O IAG está procurando um nome informal para a estrela HIP 102152. Essa estrela é considerada um “gêmeo solar” porque possui massa e composição parecidas com a do nosso Sol. Com 8,2 bilhões de anos, ela é o gêmeo solar mais velho já identificado até agora. Estrelas como ela ajudam a entender mais sobre a história e evolução do Sol.
 
Para participar do concurso, envie para nós sua sugestão com um nome e uma história (real ou fictícia) para a estrela HIP 102152. Serão aceitos os nomes enviados somente pelo formulário online, até o dia 1º de outubro de 2013!
 
Prêmios
1º lugar: 01 Tablet Samsung Galaxy
2º lugar: 01 Telescópio de 70mm
3º lugar: Conjunto de livros de Astronomia
 
Observação: o nome escolhido será informal e não substituirá o código HIP 102152. Este concurso não tem afiliação com a União Astronômica Internacional.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário