09 maio, 2013

CIDADES DA REGIÃO RETOMAM A CAPTAÇÃO D'ÁGUA

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio de sua presidente Marilene Ramos, afirmou na tarde de ontem (8) que todos os municípios afetados pelo vazamento de óleo diesel que atingiu o Rio Paraíba do Sul estão autorizados a voltar a captar água. Após a permissão, Volta Redonda e Barra Mansa já retomaram a captação. Porto Real havia iniciado a regularização antes, na madrugada desta quarta-feira.
Quatis, Pinheiral e Barra do Piraí também já podem normalizar a operação, mas ainda não reiniciaram o funcionamento de suas estações de tratamento de água. Segundo Marilene Ramos, foi reaberto o bombeamento de água do Paraíba do Sul para o Rio Guandu — que abastece cerca de nove milhões de pessoas na capital e na Região Metropolitana.
No momento, o óleo está muito disperso e em fase de degradação, no trecho do rio entre Volta Redonda e Floriano (distrito de Barra Mansa). Por isso, os municípios estão sendo autorizados a retomar a captação. Mas vamos manter o monitoramento do Paraíba do Sul para avaliar a necessidade de novas suspensões, afirmou a presidente do Inea.

Fonte: Jornal o Globo e Globo com - ( trecho adaptado ) -

Nenhum comentário:

Postar um comentário