12 abril, 2013

CIENTISTAS SABEM COMO MEDIR O TAMANHO DA DOR

Um estudo ainda inicial, de um assunto que veio à tona em 2010 divulgado em revistas como Galileu e o Jornal Estadão, de teste em ratos sobre a dor, foi divulgado no Jornal Hoje, da TV Globo. Cientistas descobriram como medir, no cérebro, sua intensidade. Segundo o repórter Hélter Duarte, a pesquisa pode mudar completamente hábitos de tratamento, pois o médico detectará a dor antes mesmo da manifestação do paciente. E no caso de bebês, que choram para avisar da dor, será fundamental.
Os cientistas estudaram 114 pessoas saudáveis, que receberam uma aplicação de calor no braço, para que pudesse ser verificada a reação de cada um no computador. O índice de precisão do diagnóstico é de 90% e 100%. Pessoas com problemas neurológicos, que por algum motivo não consigam comunicar o que sente, o médico terá como saber, frente ao monitor, ligado a um aparelho de ressonância magnética.
É um estudo promissor, que está apenas no começo, alerta a reportagem. Aproveitando a ocasião, os estudiosos pensaram também em medir a "dor do amor", porém essa, conforme o repórter, em tom de brincadeira com os apresentadores do Jornal Hoje - Evaristo Costa e Sandra Annenberg, não se conseguiu detectar nada. Mas ela existe, afirmou Hélter Duarte e Sandra concluiu: existe mas a gente não sabe localizar onde dói.

Fonte: Jornal Hoje - TV GLOBO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário