15 fevereiro, 2013

PULO DO SAPO GANHA CARNAVAL EM BARRA MANSA

O bloco traz sempre a imagem de um sapo para a avenida
Foto: Antônio Carlos Barreto -
O bloco o Pulo do Sapo foi o campeão do Carnaval de Barra Mansa, que este ano voltou para a Avenida Joaquim Leite, a principal do município. Criado há três décadas pelo carnavalesco Ivo Brandão e a família Noronha, o Pulo do Sapo desfila todos os anos com um pequeno carro alegórico na forma de um sapo. É o destaque maior da agremiação, nascida na zona norte da cidade, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, popular Vila Brígida.
Em segundo, lugar ficou o bloco Império da Banda G, que reúne o público GLS e simpatizantes. O tema levado para a avenida teve associação com o nome da agremiação: "A energia que conduz, reluz e a Banda G na passarela do futuro tudo reproduz. Abram ala para a sustentabilidade". 
O enredo foi desenvolvido pelo próprio presidente do bloco, Alexandre Rocha. O Bloco Carnavalesco Acadêmicos da Periferia Leste, da comunidade do Metalúrgico fez seu enredo com a mensagem "A Periferia Leste exalta as riquezas da África e no carnaval", criado pelo carnavalesco Oswaldo Freitas. O bloco ainda não tem 10 anos de existência.
O Pulo do Sapo, fundado em 1981, é bicampeão e já detém 11 títulos do carnaval barra-mansense. Este ano, o bloco prestou homenagem ao jovem Maykel Zamir da Silva Noronha, que morreu no início de 2011, em uma lagoa em Seropédica/RJ. 
Filho da presidente do bloco Maria Aparecida da Silva Noronha e de Henrique Zamir Noronha, o "Kiko” (que foi dirigente do bloco), Maikel foi "carnavalesco" desde pequeno.
- Decidi fazer essa homenagem ao meu filho, que era mestre de bateria, porque ele era muito alegre e adorava Carnaval. Ele costumava dizer que era o samba e que quando morresse, não queria choro – disse a presidente. 
O tema levado para a avenida foi “Saudade sim, tristeza não”.
O Império da Saudade ganhou o carnaval das escolas de samba. Em segundo, ficou a Unidos da Boa Sorte e em terceiro Mocidade da Vila Maria. 
A festa de Carnaval tinha sido levada para o antigo Quartel de Barra Mansa, hoje Parque da Cidade. Mas, a volta às origens, conforme lembrou o carnavalesco Zé João, trouxe novamente a população às ruas. 
Segundo o jornal Foco Regional, estima-se que cerca de 12 mil pessoas assistiram o carnaval de rua de Barra Mansa. 

Texto produzido com base em reportagens de o Diário do Vale e Foco Regional -
Foto: Foco Regional

Um comentário:

  1. Oi Mauro,
    Gostei da sua cobertura. Você já viu as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2013.
    São três programas imperdíveis. Confiram http://youtu.be/hJV1qZWTtF0 .
    Caso desejarem visitem também o nosso Blog:
    http://deolhonomundoblog.wordpress.com/ Divulguem e falem com Aline!
    Abraços.

    ResponderExcluir