06 fevereiro, 2013

ESTRELAS ANÃS PODEM ORBITAR "OUTRAS TERRAS"

Os astrônomos ainda não sabem se poderia existir vida nesses planetas / Nasa/AFP
Astrônomos ainda não sabem se há vida
O universo continua surpreendendo os cientistas, que desta vez estão intrigados com descobertas sobre as estrelas anãs vermelhas, que eles acreditam orbitar planetas do tamanho e iguais a terra. Com uma temperatura moderada, tais planetas podem estar a uma distância referente à 13 anos-luz. A dúvida dos astrônomos é se nesses mundos existiriam vida.
As estrelas anãs vermelhas são astros comuns na galáxia e a estimativa dos pesquisadores é que 6% delas têm um planeta do tamanho da terra em sua "zona habitável". Seriam distâncias onde as temperaturas da superfície desses planetas poderiam ser propícias a água. Os cientistas que apuraram as informações trabalham com dados obtidos no espaço pelo telescópio Kepler .
A terra, diferente do que possa se acreditar, não é uma esfera perfeita. Na região do equador, ela tem um diâmetro de 12756 quilômetros. De pólo a pólo, seu diâmetro é de 12713 quilômetros. A origem de seu nome veio da palavra em latim ters, que significa “secar”. Era usada inicialmente para designar terra firme, mas com o tempo passou a se referir a planeta, como globus terrae, A expressão acabou reduzida a Terra.
É bom saber que em outras línguas não latinas, a origem da palavra terra vem do grego eraze, referindo-se a solo. Por isso, se tem os termos earth, no Inglês, e erde, no Alemão, nomes diferentes para a mesma terra.

Texto e foto com base em reportagem do site Rede TV Band Notícias e com base no livro Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte (Editora Cia. das Letras)-

Nenhum comentário:

Postar um comentário