Com a evolução tecnológica e um mercado cada vez
mais dinâmico, as lojas estão buscando criatividade, se valendo dos inventos. Máquina
de café e temperos que exalam cheiro, vídeo mostrando o leite da vaca nos
pontos de venda, smartphones que localizam e atraem os consumidores e o “checkout
(caixa) móvel”, para que o cliente nunca entre em filas (a exemplo das lojas da
Apple): são as novidades que vem por aí. Além do incentivo à compra virtual.
O Sebrae de São Paulo levou 100 pessoas (34
empresários) na maior feira de varejo do mundo (NRF Big Show) que acontece há
102 anos em Nova York, com exposições surpreendentes. As exposições vão de máquinas
que atiçam os sentidos do comprador a animais quase reais para atrair a
criançada. Se tratando de roupas, provadores com monitor, que permitem ao cliente
pegar outra peça sem sair do lugar.
Tablets do tamanho de um aparelho de TV que permite ao
consumidor junto com o vendedor consultar rapidamente todos os produtos da
loja. No ato da compra, máquinas que leem códigos de barras focando
o objeto de qualquer posição e mais rápido, crachás comunicadores e prateleiras
virtuais. Em uma tela sobre a geladeira, o cliente vê o leite
sendo tirado em tempo real, iguais aos sites que transmitem a notícia “ao vivo”.
Para o Sebrae/SP, empresários e compradores em
geral puderam ver o que as
grandes lojas do mercado mundial estão fazendo unir ação, evolução e tecnologia
aos negócios. Por outro lado, as lojas físicas inventam formas para driblar o comércio eletrônico. O grupo assistiu palestras, visitou os stands das grandes lojas
dos Estados Unidos.
Texto com base em reportagem de a Folha de São Paulo
(21/01/2013) e Jornal Zero Hora de
19/01/13 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário