29 dezembro, 2012

A EXPECTATIVA DAS RETROSPECTIVAS A CADA ANO

Retrospectiva, segundo o Aurélio, é o que se volta ao passado. No fechar do ano, as emissoras de TV, rádio e os jornais fazem essa volta a Janeiro para relatar os acontecimentos: lembrar-se das celebridades mortas, do nascimento de famosos, das mortes em massa, das calamidades e catástrofes ocorridas. Infelizmente, sempre se sobressaem as coisas ruins. E a Internet é o mais novo canal, com um mega e criativo espaço para as retrospectivas.
O You Tube lançou este ano sua volta ao passado, com os vídeos mais vistos. Outros sites na rede elencam os fatos e os vídeos mais “curtidos”. Em redes sociais, cada um busca postar aquilo que achou interessante e mais chamou a atenção.
Essa "retro" é feita também por cada um de nós, involuntariamente, na despida do ano, no abraço aos amigos e parentes, na empresa em que trabalhamos – que ao fazer a avaliação planeja o próximo ano. A retrospectiva está nosso subconsciente, quando tentamos apagar aquilo que não foi bom, para fazermos melhor. Está no compreender que o bem sempre vence, o mal pode ser consertado e que o bom põe a cabeça no travesseiro com tranquilidade e o mau sempre é pego.
A retrospectiva está no sadismo da curiosidade da desgraça alheia, na indignação diante das injustiças e das destruições que, diariamente, atingem seres humanos. No desejo inconsciente de cada um em escapar das mazelas do mundo.Cada desejo de Feliz Ano Novo é na verdade uma pílula de otimismo para nós mesmos. Um “novo ano” não exerce nenhum poder sobre a humanidade. A expectativa sim, causa um poder infinito nas pessoas e a força das palavras, a sinceridade, o reconhecimento do erro e a vontade de acertar nos faz gigante.
É o poder da esperança; quando eu falo Feliz Ano, recebo de volta outro, em mesmo grau e intensidade.
Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário