13 novembro, 2012

PÁGINAS DA DITADURA LIBERADAS PARA CONSULTA

Cerca de 70 mil páginas sobre a ditadura militar no Brasil deverão estar disponibilizadas à consulta pública. São documentos do Tribunal Russell 2, do 1º Congresso Nacional da Comissão Brasileira pela Anistia e do Tribunal Permanente dos Povos. O Tribunal Russell investigou também crimes cometidos por soldados norte-americanos durante a Guerra do Vietnã. Os documentos, que estão em Roma (Itália), começaram a ser digitalizados e o trabalho prossegue até Outubro de 2013, quando o acervo será totalmente colocado à disposição da sociedade.
O Russell 2 foi um tribunal internacional de opinião (independente de autoridades de Estado)  criado na década de 1970 para denunciar violações de direitos humanos na América Latina nos períodos de regime  militar no Brasil e no Chile. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o contrato firmado para a digitalização, prevê-se também a recuperação de fotos e vídeos e a liberação para pesquisa, com possibilidade de livros sobre o período de 1964 a 1985. Os arquivos farão parte do futuro centro de documentação do memorial da Anistia, que está em construção em Belo Horizonte/MG.
- É um passo à frente para afirmar o Memorial da Anistia como espaço de preservação da memória a partir da narrativa de do testemunho das vítimas - disse o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário