06 novembro, 2012

FALSOS MENDIGOS NÃO SÃO EXCLUSIVIDADES APENAS DAS GRANDES CAPITAIS

Mendigos (de verdade) procurando  comida no lixo
Foto: Wikipédia -
O Jornal Hoje, da TV Globo, trouxe ontem (5) reportagem de um mendigo em uma rua de Brasília que se faz de aleijado para pedir dinheiro com motoristas. Ele se arrasta até os carros em busca da esmola. Os repórteres fizeram a imagem do homem andando normalmente; tudo farsa. O fato não é novidade, em Barra Mansa há um caso parecido. A prática, que busca despertar a piedade alheia –inclusive a de mulheres com crianças ao colo, também não é nova. Na reportagem em questão, segundo um advogado, o farsante só pode ser incriminado se alguém fizer a denúncia.
Um fato não justifica outro e a população de rua é uma realidade. Na China, dezenas de mendigos de um mesmo local foram enjaulados durante um festival religioso realizado na cidade de Xinjian, região leste do país. A opinião pública “caiu de pau”. A Folha de São Paulo noticiou em abril de 2007 que a Polícia Federal pretendia afastar os moradores de rua da Praça da Sé para que não a passagem do papa Bento XVI, em 11 de maio. Um “isolamento considerado necessário” para a segurança do pontífice.
Este blog já trouxe reportagem sobre ação de prefeituras da região que costumavam levar os mendigos e os “despejarem” em cidades vizinhas. Há os farsantes, mas, por outro lado, não é justo ignorar a pobreza. Mesmo porque, há os que vivem“em situação de rua” em grandes capitais. O exemplo do “mendigo” que virou notícia por sua aparência em Curitiba, assim como o fato da saudosa cantora americana, Whitney Houston, que foi parar na sarjeta, são situações que colocam a sociedade à prova.
CLIQUE AQUI para ver reportagem de o Jornal Hoje -

Nenhum comentário:

Postar um comentário