09 agosto, 2012

EURO E DÓLAR SACADOS EM CAIXAS ELETRÔNICOS

USDnotes.png
Notas de dólar
Operações de câmbio manual de até três mil dólares com o cartão internacional poderão ser feitas em caixas eletrônicos. Brasileiros e estrangeiros que só conseguiam fazer saques em reais, poderão agora retirar dólar ou euro. Se antes havia limitação para esse tipo de serviço, não haverá mais, porém se houver excessos a investigação será certa. Na Europa, há mais de duas mil máquinas que fazem tais operações. Para que o serviço passe a funcionar no Brasil, será necessária a importação das máquinas. A medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Um serviço que já era feito por empresas credenciadas do governo em hotéis, agências de turismo e empresas locadoras de automóveis. A diferença é que não haverá mais restrições e qualquer empresa jurídica poderá efetuar a troca. Daqui a algum tempo será comum encontrar pessoas fazendo retiradas em dólar ou euro ou então depositando nos caixas eletrônicos. Porém, as instituições financeiras terão que se cuidar, pois poderão responder criminalmente pelas atividades ilegais que possam ocorrer.
A mudança deverá ser regulamentada na próxima semana e o funcionamento dependerá do interesse dos bancos e corretoras. No ano passado, o CMN aprovou outra resolução, focada nos grandes eventos esportivos, que padronizou as tarifas passíveis de cobrança nas transações internacionais. A medida atual é em preparação as competições internacionais que ocorrerão: a copa do mundo em 2014 e as olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro.

Fonte: texto com base em reportagem de o jornal O Globo, caderno de Economia, pág. 24, de 27 de Julho de 2012. - 
Foto: Wikipédia -

Nenhum comentário:

Postar um comentário