20 agosto, 2012

ALFABETIZAÇÃO NÃO PLENA ATÉ ENTRE VEREADORES

Conforme pesquisa realizada em julho, divulgada pela Agência Brasil, somente 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas. Dos brasileiros com formação superior, 38% têm nível insuficiente em leitura e escrita. A pesquisa do Inaf (Indicador do Alfabetismo Funcional/2011-2012), produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organização não governamental Ação Educativa, avaliou de forma amostral, por meio de entrevistas e um teste cognitivo, a capacidade de leitura e compreensão de textos e outras tarefas básicas que dependem do domínio da leitura e escrita.
Os resultados mostram que apenas 26% da população podem ser consideradas plenamente alfabetizadas – mesmo patamar verificado em 2001, quando o indicador foi calculado pela primeira vez. Os chamados analfabetos funcionais representam 27% e a maior parte (47%) da população apresenta um nível de alfabetização básico.
“Os resultados evidenciam que o Brasil já avançou, principalmente nos níveis iniciais do alfabetismo, mas não conseguiu progressos visíveis no alcance do pleno domínio de habilidades que são hoje condição imprescindível para a inserção plena na sociedade letrada”, aponta o relatório do Inaf 2011-2012. O estudo também indica que há uma relação entre o nível de alfabetização e a renda das famílias. A pesquisa envolveu 2 mil pessoas, de 15 a 64 anos, em todas as regiões do país.
Um dado divulgado por uma fonte de Barra Mansa aponta que alguns candidatos a vereadores da Eleição que se aproxima estão enquadrados na pesquisa. E que a situação e geral. Em algumas cidades do país candidaturas foram indeferidas por causa do analfabetismo.

Fonte: Agência Brasil -


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