17 maio, 2012

INDÚSTRIA DE CIGARRO INVESTE NOS MAIS JOVENS

Os países apertam o cerco contra o fumo e a contrapropaganda já aponta uma queda de fumantes em todo o mundo. Com isso a indústria de cigarro direciona a publicidade para idades cada vez mais baixas e pesquisa no Brasil, conforme artigo do médico comunicador Drauzio Varella, indica um número maior de jovens viciados, com menos de quinze anos.
Nos Estados Unidos, a situação parece pior. Um relatório divulgado em março deste ano classificou como "epidêmico" a quantidade de fumantes americanos adolescentes. O Serviço de Saúde estima que no país, um em cada quatro alunos do último ano do ensino médio fuma cigarros regularmente e que 80% deles permanecerão na prática quando adultos. O número é assombroso: mais de 600 mil estudantes americanos do ensino fundamental e 3 milhões do ensino médio fumam.
A reportagem publicada em a Folha de São Paulo  diz que a quantidade de fumantes diminuiu nos Estados Unidos, mas acentua que os esforços para combater o tabagismo, principalmente entre os jovens, mantêm-se estagnados. Uma política austera contra a publicidade e o marketing de cigarros ainda é o maior trunfo, não só de autoridades das Américas, mas de todo o planeta, além de leis e campanha de combate ao fumo.
O que faz entender que projeto Lei de proibição à propaganda de cigarro, aqui no Brasil, é muito importante.

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