23 fevereiro, 2012

A UNIDOS DA TIJUCA VENCE O CARNAVAL CARIOCA

Pela terceira vez a escola de samba Unidos da Tijuca venceu o Carnaval no Rio de Janeiro. A escola entrou na avenida na madrugada de terça (21) para homenagear o Rei do Baião e foi a penúltima a desfilar. A "tijuquense" ficou a dois décimos da escola do mesmo bairro, a Salgueiro -  campeã em 2009 e vencedora do Carnaval do Rio por nove vezes. A filha de Luiz Gonzaga participou do desfile e foi a única representante natural da família, ao lado do filho de Gonzaguinha.
Unidos da Tijuca é a grande campeã de 2012
Foto extraída do site de o Jornal  Nacional
A sanfona, instrumento principal de Gonzagão, foi explorada ao máximo pelos componentes da agremiação, que a utilizaram nas alegorias, no complemento musical, dentro do enredo, na letra do enredo e na coreografia. A combinação agradou ao público e aos jurados. Os erros de escolas que se destacaram em atuação, disputando ponto a ponto - como a Beija-Flor de Nilópolis e a Unidos de Vila Isabel, fez com que o resultado favorecesse o samba nascido na Zona norte.
Uma peculiaridade representou a diferença na disputa, aumentando a garra dos foliões, em comparação com as outras escolas: o vice-campeonato no ano passado.
Em entrevista ao Jornal Nacional (TV Globo), o presidente da Unidos da Tijuca, Paulo Barros, deu uma dica para Carnaval de 2013, citando uma expressão comum na boca do povo. Disse  que a escola “vai chutar o pau da barraca”. Vindo de um carnavalesco versátil e ousado pode significar uma barraca montada ou desmontada em plena passarela.
Qual o sentido real? Certamente não é desistir e abandonar no meio do caminho qualquer projeto. Ou é algum recado para as adversárias?
Fica a enigma para o próximo Carnaval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário