06 dezembro, 2011

FERROS-VELHOS SÃO APONTADOS COMO BOAS PRÁTICAS

Três anos. O tempo que uma equipe de oito pesquisadores do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, passou atuando com a indústria e fabricantes a fim de descobrir formas de tornar a utilização de metais, concreto e papel mais sustentável no futuro.  Para a indústria é interessante reduzir o alto consumo de energia, pois baixa os custos.
Fazer mais com menos, foi o princípio básico da pesquisa. Ações como: diminuição do consumo de metal, principalmente do setor automotivo e no de produção de latas de alimentos; redução de perdas,  aproveitando mais as matérias-primas e o reaproveitamento de sucatas. Descobriu-se que a sucata de aço, cortada em pedaços, reduz gastos com energia.
Foto: O Globo 30 de novembro de 2011
Na Inglaterra, um ferro-velho dá exemplo de preservação ambiental reutilizando as peças, ao invés do seu derretimento. Gasta-se menos energia.
Em vez de reciclar, os pesquisadores sugerem a reutilização de componentes antigos. Com isso, prolonga-se a vida útil dos produtos, reduzindo o consumo com a fabricação. Os ferros-velhos, com essa prática, saem na frente no combate as emissões de carbono à atmosfera.
Avaliando a questão, o biólogo e professor da Coppetec/UFRJ e da FGV Ricardo Barros diz ser inteligente adotar a “ecoeficiência, ainda mais em momento de crise”.
Segundo ele, na década de 1970, um carro pesava dez vezes mais que os atuais, por disso, o consumo de energia era muito maior. Os equipamentos de hoje,  apesar de  mais eficientes, não conseguem reduzir a demanda mundial por energia.
Fonte: texto construído com base em reportagem do jornal O Globo (Ciência) - do dia 30 de Novembro de 2011 - Foto: Globo.com (a mesma do jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário