11 dezembro, 2011

PALHAÇOS NAS RUAS DE PARALELEPÍPEDOS E TRILHOS

Santa Tereza-RJ
Foto: Wikipédia
Legal os palhaços terem aproveitado a comemoração do Dia Internacional do Palhaço, ontem (10/12/2011), para fazerem uma manifestação pela volta do tradicional bondinho do morro de Santa Teresa! Aproveitaram para criticar os políticos, que ao contrário dos primeiros fazem a população chorar; e também comemorarem o 10º  Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro, que termina hoje (11/12).
Foi um protesto tranquilo, próximo aos Arcos da Lapa. Se acabar o bonde, Santa Tereza perde sua magia. Quem morou, ou pelo menos passou por lá, pode dizer com propriedade. Apesar das mais de 500 entradas e saídas que há no Morro, a sua porta principal é pelos trilhos sobre os Arcos.
As escadarias de acesso, algumas, agora, adornadas por cacos de ladrilhos e azulejos, trazidos pelo artista argentino Selaron, que morou em uma delas, atrás da Sala Cecília Meireles, é uma arte à parte.
De dia, ao chegar ao bairro, o bonde nem parece ter saído de uma metrópole, pronta a "engolir" qualquer um. Dos pontos de encontro e nostalgia, o Largo do Guimarães e o das Neves são paradas agradáveis.
Por isso, a noite é mais encantadora para a população que mora ou visita as ruas de paralelepípedos e trilhos; casas, lojas e os restaurantes e bares (a maioria em construções antigas). 
Lá a conversa, a cerveja, o suco ou a água "descem" diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário