19 novembro, 2011

CONSCIÊNCIA, AINDA, DE UMA MINORIA BRASILEIRA

Segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, dos 5.564 municípios do Brasil, apenas 757 adotam o dia 20 de novembro, dia Consciência Negra, como feriado. Há municípios que transformaram a data em ponto facultativo.  
Busto de Zumbi, em Brasília .
Foto: Wikipédia
Conforme o morador de Barra Mansa José Francisco de Oliveira, o Chico, que trabalha com a conscientização sobre a igualdade racial em escolas da região, muitos poucos estão ligados na data que se celebra a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares em 1695.
- As pessoas se esqueceram do fundamento do dia 20 de novembro. Palmares foi a primeira república genuinamente brasileira do país. Lá, não viviam apenas negros, mas também índios e todos aqueles que eram minoria na época, lembrou Chico, uma figura conhecida e atuante na causa.
A quantidade de pessoas que viviam nos Palmares era equivalente a 15% de toda a população do Brasil conforme revela a própria História. Conhecedor da luta do negro e engajado nos movimentos, Chico lamenta que o país só considere dois heróis: Tiradentes e Zumbi. Porém, segundo ele, no Dia de Tiradentes é feriado, sem contestação, e na data de 20 de novembro há ainda muitos questionamentos. Este ano a data cai no domingo e a maioria do comércio fecha.

Depoimento de José Francisco de Oliveira com base em reportagem de 2010 de o jornal Diário do Vale - Volta Redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário