18 novembro, 2011

A CERTEZA DE NÃO TER ESQUECIDO NADA

Lembra-se de House, o médico do seriado de TV, que raramente errava um diagnóstico? Na vida real as coisas são diferentes: médico não são deuses e erram como todo profissional. Conforme o livro mais recente de Joe e Teresa Graedon, do site People's Pharmacy (Farmácia do Povo), no original Top Screwups Doctors Make and How to Avoid Them (O maior equívoco dos médicos e como evitá-los), a atitude do paciente é fundamental. No livro, os dois autores falam dos erros mais comuns ocorridos em consultórios, farmácias, hospitais e até mesmo em casa.
Segundo eles, é preciso ficar atento coma dinâmica dos hospitais, onde, conforme estudos, acontece pelo menos um erro por dia por pessoa. Como por exemplo, uma sobremesa errada ou alergia ao remédio, não levada em conta. A dica é : quando estiver internado ou visitar alguém, não deixe de falar se suspeitar de erro.
Na ida ao consultório, a alerta é : fale com clareza e não tenha medo de repetir.  “A sua conversa com o médico é como uma ligação barulhenta pelo celular e podem ocorrer falhas de informação". Conforme o livro, o médico pode estar distraído ou haver interrupção na conversa.
Em geral, o paciente tem 20 segundos para descrever os sintomas, antes que o médico comece a fazer perguntas. Faça uma listas de preocupações em ordem de prioridade e use o método de pedir que o outro repita o que foi dito, sugere o farmacologista Joe Graedon.
- "Quero ter certeza de não ter esquecido nada. O senhor pode repetir os sintomas importantes". O autor dá exemplos no livro de frases como esta e de outras e da importância de sempre dizer no final da consulta: “Então o senhor ( ou a senhora) está me aconselhando a..."

Texto adaptado da revista Seleções Reader’s Digest - NOV/2011 - págs. 41 e 42  

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