21 novembro, 2011

AS "LANTERNINHAS" DO SUL FLUMINENSE

População de Angra foi a que mais cresceu entre cidades da região
Foto de Felipe de Souza ( Diário do Vale):
 População angrense foi a que mais cresceu
 As reportagens sobre a divulgação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estão ai. Na região, o jornal volta-redondense Diário do Vale destacou, recentemente, que a “população de Angra dos Reis cresceu, em dez anos, mais que a de Volta Redonda”. Segundo o jornal, apesar da Cidade do Aço liderar como a que tem maior número de habitantes no Sul Fluminense, ela quase ocupou a "lanterninha" de crescimento populacional na região. 
Emancipada há 20 anos de Barra Mansa, Quatis cresceu 19,23%, deixando a cidade-mãe, com os seus míseros 4,13% de crescimento, muito atrás. Embalada pelo seu crescimento industrial, junto com Resende, Porto Real - com os seus 19,23% foi o segundo município do Sul Fluminense que mais teve aumento populacional. Resende, por sua vez, com 14,56% ficou à frente de Pinheiral, Rio Claro e Barra do Piraí. 
Volta Redonda e Barra Mansa, respectivamente, são as "laterninhas" do sul do Estado em crescimento demográfico.
Fato é que a explosão populacional se deu nas cidades litorâneas. Paraty cresceu 27,04% e atualmente conta com uma população de 7.989 pessoas. Nesses dez anos do terceiro milênio, conforme as informações do Censo 2010, os municípios do Sul Fluminense cresceram quase 50%, em comparação à Volta Redonda.
E com a explosão de entrada de estrangeiros no país (imigração), provocada pela crise global e a estabilidade econômica brasileira, o número de imigrantes cresceu em 52%, o que pode influir no aumento populacional no interior do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário