28 outubro, 2011

CAMPANHA PARA COMBATER O CÂNCER DE MAMA

Ações realizadas na Campanha de Combate ao Câncer Ginecológico em Volta Redonda acontecem desde 2004, com base em lei municipal de nº 3.963. Este ano, a segunda etapa da campanha foi outubro: começou dia 17 e se encerrou ontem. A lei foi criada com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e assim tentar reduzir os índices de mortalidade. A vereadora Neuza Jordão, autora do projeto de Lei, lembrou que o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres no Brasil.
Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 42 mil novos casos de câncer de mama são registrados por ano no país, levando mais de 10 mil mulheres à morte. O estudo aponta ainda, de acordo com a vereadora, que nos últimos 28 anos, houve um aumento de 80% na taxa de mortalidade por esse tipo de câncer. O que reforça a importância de campanhas como estas, para conscientização das mulheres para realização dos exames.
"A prevenção é a única arma contra a doença que, se diagnosticada cedo, pode receber tratamentos mais eficazes e possibilitar uma cura. Então, é fundamental, que nós, mulheres, façamos o exame anualmente", disse a vereadora.

Texto adaptado extraído da coluna de Mário Sérgio, do jornal o Diário, do dia 26.10.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário