31 outubro, 2011

BLOGUEIROS DO MUNDO RETORNARÃO A FOZ DO IGUAÇU

Cartaz de divulgação
A INTERNET PRECISA SAIR DAS MÃOS DE MONOPÓLIOS PRIVADOS
468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros participaram de um encontro em Foz do Iguaçu, nos dias 27, 28 e 29 de Outubro. O movimento marcou a próxima reunião: portanto, o  II Encontro Mundial de Blogueiros, será também em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Foi criada uma comissão internacional para preservar esse evento, que tem como objetivo a troca de experiências, discutir as novidades das mídias sociais e reafirmar o intercâmbio.
Os blogueiros buscaram um ponto de unidade, preservando e valorizando a diversidade. A prioridade para essa turma é a liberdade de expressão, sem deixar-se contaminar pelo monopólio da mídia, que quer castrar a pluralidade informativa. Eles são contra qualquer tipo de censura e perseguição, como foi o caso do WikiLeaksé,  perseguido pelos conglomerados financeiros e  o governo dos EUA.
Os blogueiros lutam pelo acesso universal à banda larga de qualidade e reconhecem que a Internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para a democratização da informação e o enfrentamento dos problemas sociais. E para isso, a Internet precisa sair de mãos de monopólios privados.
São contra um monte de arbitrariedades na Internet e o uso indevido das concessões públicas. Querem garantir “o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural”. São contra a qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA no seu processo de bloqueio à Cuba. "
Fonte: INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS -
Texto adaptado, extraído do site SOS Rios do Brasil

Hoje, 31 de Outubro é Dia do Saci

A velha e o saci
Era uma vez uma velha de mais de 70 anos de idade, que costumava fumar três cachimbadas toda a noite.
O último cachimbo ela deixava cheio, em cima do fogão, para fumar mais tarde.
Mas aconteceu que o tal cachimbo aparecia só com um pouquinho de fumo. Alguma tentação estava se associando, de certo, no cachimbo da velha.
Uma noite, a velha ficou sentada. Veio o negrinho, olhou pelo buraco da chave, entrou, sentou no fogão e acendeu o cachimbo, fumando à vontade.
Ah! é o saci! — disse a velha consigo. Amanhã ele me paga.
Quando foi na outra noite, ela pôs pólvora no cachimbo e só em cima da pólvora um pouco de fumo.
O saci veio. Acendeu o cachimbo e começou a fumar. De repente: poque! foi aquele estrupício. O saci levou um susto, saiu pulando, errou a porta, homem! passou mal o talzinho para se escapar.
E nunca mais voltou a "tentar" a velha.

Contou Elze Rodrigues de Lima. Rodeio, Itapetininga.
 (Recolhido pelo cônego Luís Castanho de Almeida, em 1958)
(Em Soares, Doralécio. "Contos populares". O Estado. Florianópolis, 15 de junho de 1969)
Publicado no Almanaque Santo Antônio - 2011 - Editora Vozes - (Aluísio de Almeida, Contos do povo brasileiro, Ed.Vozes, 1949) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário