11 outubro, 2011

ÁREA VERDE PODE VIRAR CONDOMÍNIO PARA 30 MIL PESSOAS


(SET/2011) Em defesa da Serra dos Cocais,
estudantes organizam manifestação
 frente à Câmara Municipal de Valinhos.
A Serra dos Cocais, uma região de nascentes de córregos e ribeirões, afluentes dos rios Ribeirão Pinheiros, Capivari e Atibaia, está entre os municípios de Valinhos, Itatiba, Louveira e Vinhedo, no Estado de São Paulo. Esta grande área verde, incluindo Campinas, pode se tornar uma metrópole gigante, sem infra-estrutura. Um crescimento inviável, já que existe um primeiro projeto de condomínio para 30.000 pessoas. Por isso, cerca de 70 jovens participaram de uma manifestação, organizada pelo Facebook, em defesa da Serra dos Cocais, contra a urbanização do lugar.
- “Foi o primeiro ato para fortalecer a luta contra a urbanização deste nosso riquíssimo patrimônio natural” - disse o presidente da Associação Amigos da Serra dos Cocais, de Valinhos/SP, o administrador de Empresas, Pós-Graduado em Marketing, Dalmace Capell Neto, 32. Em entrevista, ele contou que a associação foi criada com o intuito de preservar o lugar.
Segundo Capell Neto, a associação promove exposições, palestras em escolas, divulgação e denúncia de atos nocivos à região. Foi criado também um blog com a história e informações para ajudar na mobilização. ((http://serradoscocais.blogspot.com/). Ele alerta haver uma grande pressão imobiliária.
Córrego da mata da Serra dos Cocais
A associação, que faz um trabalho de envolvimento dos moradores para participação nas audiências públicas e discussões dos projetos da prefeitura e de alteração no Plano Diretor,  é contra ações predatórias, sem planejamento, como quer fazer a Prefeitura de Valinhos e a maioria dos vereadores. Membros da associação participam também do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
- “Querem urbanizar quase todas as áreas rurais da cidade”, afirmou  Capell Neto, acrescentando que o turismo na região há anos está esquecido.
Ele orienta: qualquer pessoa pode se tornar membro da associação, basta enviar um e-mail para" serradoscocais@hotmail.com" com nome, o n° do RG para depois participar das reuniões. 
Fonte e Foto: Blog SOS Rios do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário