06 setembro, 2011

AUMENTAM OS DESASTRES NATURAIS E O NÍVEL DO MAR VAI SUBIR

O aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas é uma das preocupações do secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, o professor e pesquisador Carlos Nobre.  Falando de Brasil, o acontecimento mais notável é a chuva, cada vez mais intensa na região metropolitana de São Paulo. “Dois fatores contribuem para isso: o aquecimento global e a urbanização da cidade”, destacou Carlos Nobre. Ele afirmou em entrevista que os desastres naturais estão aumentando em parte por causa das mudanças climáticas.
O Ministério da Ciência e Tecnologia criou um projeto que tem como principal função gerar e disseminar alertas de desastres naturais, na iminência de inundações e deslizamentos de encostas que poderão afetar populações de risco, como o que ocorreu em Santa Catarina ou no Rio de Janeiro.
- No caso do deslizamento de encostas, a ideia é de alertar as pessoas entre duas e seis horas de antecedência. Duas horas já é o suficiente se houver um sistema de defesa civil bem articulado e funcional para salvar as vidas, disse Nobre.
Segundo ele, outra preocupação é com o nível do mar devido às mudanças climáticas, pois se estima, para o século XXI, um aumento mínimo de 50 centímetros.
- “Há cidades que estão à beira da linha costeira atual, que não será a linha costeira daqui a 100 anos”, disse, acrescentando: “então nós temos de nos adaptar, avaliar o que é necessário fazer em cada cidade, em cada atividade costeira.
As pesquisas apontam: as mudanças são inevitáveis até certo ponto e as dos próximos 20, 30 anos foram determinadas pelas emissões feitas pelo ser humano. Por isso, as políticas públicas têm de ir em direção a adaptação a dessas mudanças. As precipitações de neve, por exemplo, que não ocorriam há 17 anos no Rio Grande do Sul, podem estar associadas as mudanças, segundo o secretário Carlos Nobre.

IHU - INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS
Reportagem extraída e adaptada - Blog SOS Rios do Brasil

Um comentário:

  1. Se cada um fizer a sua parte as coisas poderiam melhorar!
    Mas tem gente ainda que acredita em papai noel!
    Coitado dos nossos filhos e netos!
    As coisas tendem a piorar se alguma coisa nao for feita de imediato! Eu tenho feito a minha parte!!!

    ResponderExcluir