17 agosto, 2011

SISTEMA DE GOVERNO AMERICANO ABRAÇA OS DESCONTENTES E DÁ ESPERANÇA

O povo americano vive um drama. Gerações que nunca ouviram falar em crise, ainda sob o estigma de a “grande potência”, estão meio que atordoadas. A desigualdade econômica e o desemprego batem à porta. Nada impede que Obama faça campanha à reeleição.
Conforme artigo do jornalista do jornal Washington Post, David S. Meyer, o que está mais perto de um movimento social nos Estados Unidos, é hoje, simplesmente, festa do chá. “Ultimamente, ouvimos falar sobre a festa do chá por membros do Congresso”, diz Meyer.
A população não vê eficácia em manifestações por ainda não acreditar que “há algo errado” no país, segundo o artigo de Meyer. Por causa de tudo que vem acontecendo, americanos estão com raiva, furiosos. Mas, não prontos à manifestação.
Ele finaliza, acrescentado que o sistema político americano foi estruturado para canalizar a raiva e o descontentamento do povo, principalmente nas instituições políticas. Conforme Meyer, o presidente James Madison (1809-1817), foi um gênio e por meio da Constituição Americana previu um sistema de governo que iria abraçar os descontentes e oferecer esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário