06 julho, 2011

CASAMENTO DE EX-ESCRAVOS E CINEMA MODERNO EM BARRA MANSA

Barra Mansa foi a primeira cidade do sul do Estado do Rio de Janeiro a ter um cinema com aparelho de vitafone-movietone (sistema que ampliava o som - antes saído direito do fonógrafo), adquirido na época por dezenas de contos de réis. O Cine Éden, que por muito tempo funcionou em imóvel onde hoje está o Banco Itaú (antigo Banerj da cidade - Edifício Éden), na Avenida Joaquim Leite, foi inaugurado no dia 6 de julho de 1930. O filme que estreou a aparelhagem foi “Hollywood Revue”, com John Gilbert e Norma Shearer. O sucesso foi enorme.
Ainda em um mês de julho, desta vez de 1918, aconteceu uma cerimônia nupcial muito comentada e repugnada por alguns: o casamento de Benedito e Maria da Conceição, descendentes de escravos em Barra Mansa. O evento contou com Banda de Música, sempre presente na história da cidade.

Extraído do livro "Três Caminhos" do historiador barramansense Alan Carlos Rocha - Editora Nova Gráfica e Editora - Volta Redonda - Publicado Pelo Grebal (Grêmio Barramansense de Letras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário