30 julho, 2011

AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE TROCAVAM GIBIS

Monica.png
Foto Wikipédia
A Mônica, todos estão careca de saber, foi criada a partir da filha de Maurício de Souza. O Cascão e o Cebolinha lembram garotos de sua rua. Uma fórmula que deu certo. Já circulou um Gibi com a Turma da Mônica adulta. O projeto novo, do velho Maurício, não foi revelado por ele, quando esteve no Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa, contando sua história de sucesso.Poderia-se, caso dê certo, tornar a Luluzinha, a Brotoeja e os patinhos do Walt Disney também adultos. Talvez, chame a atenção da garotada. Mas, acho que tais quadrinhos  não vão emplacar.
Personagens de o passado vão continuar como são e as crianças dos quadrinhos serão sempre pequenas para os adultos, seus filhos e netos. Uma transição normal de encanto, passado de pai para filho.
Quando no passado trocávamos Gibis, fossemos ricos ou pobres, existia em nós a sensação do poder, de quase adultos, dominadores da leitura e futuros heróis. As crianças de agora não vivem essa realidade. Não trocam computadores nem os jogos eletrônicos, onde estão os seus super-heróis. Às vezes se confrontam.  
Segundo uma pesquisadora americana, os super-heróis dos quadrinhos, que encantaram os pequenos do passado, como Super-homem, Homem de ferro, Batman e outros, causam impressão diferente às crianças da atualidade.
Se antes, os heróis dos desenhos estimulavam e faziam adultos mais otimistas,  esses mesmos heróis, hoje, denotam machismo, presunção e prepotência. 
É o olhar da sociedade contemporânea.
Texto criado a partir de artigo:Turma da Mônica teen vai ficar mais velha a partir de 2012 - publicado no site Clik21 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário