22 junho, 2011

RÃS COLORIDAS PODEM MATAR DE 10 A 20 DE UMA SÓ VEZ

Rana ridibunda
 Foto: Wikipédia - Rana Ridibunda   -
As rãs coloridas, nativas das florestas tropicais das Américas Central e Sul, podem matar. Um miligrama deste veneno - que fica armazenado em sua pele - é capaz de matar até dez mil ratos (o equivalente a 10 ou 20 seres humanos) de uma só vez. Os sintomas vão de paralisa total dos músculos à falência múltipla dos órgãos, o mais graveAs toxinas das rãs não se deterioram facilmente, mesmo quando transferidas à outra superfície. Como exemplo, há casos em que galinhas e cachorros morreram só por terem pisado em um papel toalha onde a rã havia passado. 
As rãs, diferentemente da maioria das espécies, possuem hábitos diurnos e vivem, normalmente, de 5 a 12 anos. Consideradas de porte pequeno (medem aproximadamente 1,5 cm de comprimento e as fêmeas são maiores que os machos), sua dieta varia de formigas a insetos até besouros e cupins.
E é por uma dessas presas que se tornaram um dos animais mais venenosos do mundo. As formigas das quais elas se alimentam, lidam com uma espécie de planta altamente tóxica. Com isso, ingerindo-as, as rãs absorvem tais substancias.
Tribos indígenas locais (principalmente em florestas da Colômbia) utilizam-se dessas espécies de rãs, pois, ao serem expostas cuidadosamente ao calor, elas liberam seus líquidos venenosos. Os nativos repassam o veneno em suas flechas usadas na caça de outros animais. Por isso, muitas espécies estão sob risco de extinção. Queimadas e a exploração exploração de madeiras são também graves problemas que acabam com o habitat dessas rãs.
FONTE: IG - CANALAZULTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário