04 junho, 2011

DEZOITO PESSOAS MORTAS POR BACTÉRIA ESTRANHA NA ALEMANHA E NA SUÉCIA

Escherichia coli ao ME, ampliada 10.000x
Escherichia coli
Foto extraída WIKIPÉDIA
Uma bactéria estranha, Escherichia coli, está intrigando médicos e pesquisadores de todo o mundo. Ela já causou 18 mortes na Alemanha e Suécia, deixando um rastro de contaminados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 12 países confirmaram casos e o mais grave, divulgado ontem (03/06), é que a contaminação pode se dar de uma para outra pessoa, por meio da água e do ar e ou por via oral. Em razão disso, a OMS avisa que, principalmente na Europa sejam reforçados os hábitos de higiene pessoal: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de tocar nos alimentos.
 Cientificamente, o nome da bactéria intestinal é Escherichia coli Enterohemorrágica (EHEC) e há um estágio mais grave da doença chamado de Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU). Portanto, as duas siglas constam nas listas divulgadas dos 12 países. A Alemanha lidera com 1.046 pacientes diagnosticados com a EHEC e 470 SHU. Depois vem a Suécia com  28 casos de EHEC e outros 15 de SHU e a seguir a Dinamarca com dez casos de SHU e sete de EHEC.

Os países a seguir constam com menos de dez casos de EHEC. A França tem seis casos de EHEC; a Áustria tem dois casos de EHEC; a República Tcheca um caso de EHEC; a Holanda quatro casos de EHEC e outros quatro de SHU; a Noruega um caso de EHEC; a Espanha um caso de SHU); a Suíça dois casos de EHEC; o Reino Unido quatro casos de EHEC e outros três de SHU;  e os Estados Unidos têm dois casos de SHU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário