01 maio, 2011

PROIBIÇÃO DO USO DE CELULAR NOS BANCOS É POLÊMICA

O mês de Abril vai embora com mais uma Lei estadual polêmica. Com a reabertura dos bancos, após a greve dos vigilantes, fui pagar uma conta e percebi o segurança falando qualquer coisa com alguém da fila, de celular na orelha. Só então, me lembrei da tal lei.
 Todavia, não resistir à curiosidade e mesmo avistando o aviso fixado, me dirigi ao vigilante. Educadamente, ele confirmou a proibição, acrescentando que, em caso de emergência, algumas pessoas são liberadas a atender o telefone no banheiro.
A Lei é bem vinda. Muitos clientes já foram assaltados por  bandidos do lado de fora, avisados por comparsa de dentro do banco, via celular. 
Para o Sindicato dos Bancários, que é contra a iniciativa, seria interessante a instalação de biombos, tirando a visão dos saques feitos pelo cliente. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) também não é favorável a medida. Diz que ela constrange o cidadão e vai trazer transtornos nas agências. Para os bancos, os biombos vão criar pontos cegos, atrapalhando a visão dos vigilantes e trazendo mais insegurança.
Conforme reportagem no Jornal Estadão (SP) , a proibição é  inspirada em Lei aplicada na Argentina, onde os assaltos diminuíram em 20%.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário