18 janeiro, 2011

A OCUPAÇÃO DE ÁREAS IMPRÓPRIAS E AMBIENTAIS É ASSUSTADORA

Em Barra Mansa, assim como em outras cidades do estado, principalmente a litorânea Angra dos Reis, a ocupação de áreas impróprias e ambientais é assustadora. Aqui, há muitas construções em áreas de riscos e regiões ribeirinhas e quando ocorrem as enchentes os moradores  sofrem. A principal cheia ocorre no Rio Paraíba do Sul, pois quando chove muito no vale do paraíba paulista, a represa do funil tem que abrir suas comportas. Agora mesmo, tem muitos moradores com água na porta.
Com o aumento populacional no mundo, administradores municipais e autoridades precisam olhar mais e fiscalizar os locais onde estão sendo escolhidos para moradia. Conforme avaliação de diversos especialistas, as chuvas mantêm seu curso normal e daqui para frente as gerações futuras precisam se preocupar com os detalhes e construções de todos os tipos em confronto com as intempéries sazonais. O homem do futuro precisa, também, dispor mais dos recursos tecnológicos para estar avisando seus contemporâneos e assim diminuir as tragédias. 
VEREADORES  "METIDOS" A LIBERAR OBRAS OU FICAR COBRANDO SUA LIBERAÇÃO
A opinião do ator global Marcos Palmeiras, abaixo, é muito oportuna. A população tem que cobrar mais das autoridades e dos políticos (vereadores, principalmente)   "metidos" a liberar obras ou ficar cobrando sua liberação em locais totalmente impróprios. Quando morre um parente deles, então é que põem a mão na consciência. Mas, já é tarde.
Voltando ao Marcos Palmeiras, ele ressalta que o importante, neste momento, é se solidarizar com as vítimas, deixar as reclamações para depois. Mas, a fiscalização e a impunidade precisam existir com mais frequência na sociedade.

O ator Marcos Palmeira nos campos
de sua fazenda, em Teresópolis:
 denúncia contra o poder público e
 exigência de fiscalização na região.
'União vale mais que palavras'

"Tenho a fazenda Vale das Palmeiras há 15 anos e nesse tempo todo venho acompanhando o aumento do desmatamento na região sem que nada seja feito. Vejo leito de rio sendo desviado sem que nada seja feito; vejo o aumento das construções irregulares sem que nada seja feito. Eu, lá no meu canto, tentando preservar, e o poder público ajudando a destruir.
Então, em mais um verão do descaso, a chuva leva tudo e todos! Vamos culpar a natureza? Ora, chega de hipocrisia! Se não tomarmos uma providência, se não cobrarmos dos políticos uma ação enérgica, ficaremos anos vivendo momentos como esse, onde todos se colocam para ajudar, mas os que tinham condições reais de ajudar nada fizeram! É revoltante!
Estou com a população: nesse momento vale a solidariedade e não a reclamação. Nós estamos ilhados, sem comunicação, mas não paramos de agir um minuto sequer. Nós e todos os vizinhos! Nesse momento a união vale mais do que mil palavras. Até quando vamos acreditar que "agora" as coisas vão mudar? Estou revoltado porque o povo trabalhador, honesto, acredita e confia, e os políticos aproveitam para atuar em beneficio próprio.
Não estou culpando esse ou aquele governo, já que o problema vem de anos, mas está na hora de darmos um basta nessa hipocrisia! Vamos cobrar e fiscalizar! Temos que entender que o desmatamento como um todo no Brasil ajuda que essas catástrofes aconteçam! Nós, da Vale, estamos na luta!"
Marcos Palmeira

Esta reportagem foi publicada em o jornal "O Globo" de domingo, 16 de janeiro de 2011

Um comentário:

  1. O Marcos Palmeiras exerce legal a cidadania. Fala e faz coisas sérias. Postei no meu twitter.com/advogadoemidio, matérias sobre enchentes deste 1500, como a mudança do porto de Iguape para Santos devido a enchentes! Que Blumenau-SC teve adiada sua fundação oficial em 1880 devido a enchentes. Que a Globo noticiou no Fantástico as enchentes de 1967 na Dutra, no Rio.
    Ou seja: As enchentes ocorrem desde 1500 (no caso do Brasil-português) e os Governantes não fazem nada. O descaso e a mentira é tão grande que causa repulsa. E o pior: Os políticos mentem e dizem que nunca choveu tanto, que a mudança climática é a responsável e bla blá blá, transformam as mentiras em Marketing nas rádios Tvs e internet, com o dinheiro do povo, para enganar o próprio povo.!
    Abs. Emidio.

    ResponderExcluir