20 janeiro, 2011

ALÉM DO RIO, TRÊS CIDADES DO ESTADO HOMENAGEIAM SÃO SEBASTIÃO

Hoje é dia de São Sebastião em Araruama, Barra Mansa, Três Rios e no Rio de Janeiro. Para a comunidade católica tem atividades e para os povos de outros credos, só resta a aproveitar o feriado. Em Barra Mansa, como nas outras cidades, é feriado e a tradicional festa com "barraquinhas",  na Praça Matriz, junto a Igreja de São Sebastião, vem acontecendo desde o dia 15. Atividades como novena em honra ao santo, leilão de gado e corrida rústica já ocorreram. Como em anos anteriores, as barracas  não estão vendendo bebida alcoólica.
Hoje, às 15 horas, haverá missa solene e procissão pelas ruas do Centro da cidade. A procissão sairá da Matriz para cumprir um trecho com cerca de 1,5 quilômetros. Vai contornar a Praça da Liberdade, seguir até à Prefeitura, retornando pelas  avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, as principais vias do município. A corrida rústica cumpriu a sua 23ª edição.

No Rio Janeiro, desde 1983, acontece a Corrida de São Sebastião, com provas de 5 e 10 km e largada às 8 horas, no Aterro do Flamengo. O Arcebispo Dom Orani Tempesta vai celebrar missa no bairro da Tijuca em homenagem ao santo, de onde saíra uma procissão em direção ao centro da cidade, na Avenida Chile ( Catedral Metropolitana). Durante o trajeto, haverá uma estrutura preparada para receber doações aos flagelados das chuvas da região serrana. Na missa, o fato será lembrado pelo arcebispo.

Na Quinta da Boa Vista haverá comemoração, com recreação infantil, iniciando agora pela manhã, queima de fogos, teste de glicose e pressão arterial gratuitos e shows. 

OS SANTOS REUNIDOS

No passado, as festas de São Sebastião eram realizadas em junho, juntamente com as de Santo Antônio, São João e São Pedro. Tanto em Barra Mansa, quanto em outras cidades, a programação era publicada nos jornais, com o calendário das festividades. Alguns municípios comemoravam São Sebastião também em Julho, Agosto e até em Setembro. O que leva a entender que não havia uma data fixa para o padroeiro, até que a data fosse determinada por meio de lei municipal como 20 de janeiro.
Extraído do livro 'Três Caminhos' de Alan Carlos Rocha  - 2009 - Grebal (Grêmio Barramansense de Letras) - Nova Gráfica e Editora - Volta Redonda


Nenhum comentário:

Postar um comentário