02 outubro, 2010

QUE O BRASILEIRO, DE ALMA LIMPA, POSSA EM MEIO À SUJEIRA POLÍTICA ESCOLHER O MELHOR

Na hora da busca pelo voto, o cidadão mais abusado na face da terra é o político e para conseguir seu objetivo ele usa de todas as armas. E agora, na fase final, com as restrições cada vez mais “justas” da Justiça Eleitoral, o que vale é a criatividade. Como todos os anos, muitos vão se valer da esperteza e da “boca de urna”.  O universo de políticos e interesses pessoais e partidários são muitos e a preocupação se torna única:  do eleitor deixar de votar ou trocar seu voto na hora final, por equívoco. Um dos problemas já está armado: a maioria do povo simples e idoso (que faz questão de votar) vai ter dificuldade para digitar tantos números: são dezenove.
Com o término do horário eleitoral, observa em alguns candidatos o desespero e a impressão de que deixou de fazer alguma coisa. Na cabeça destes “profissionais”, possíveis eleitos pela população, nada pode falhar ou tirar-lhes um voto sequer. Alguns põem o carro na rua, tentando arrebanhar pessoas para um arrastão, se esquecendo da Lei e por um "descuido" o som é ligado. Outros tenham mobilizar grupos. Em cidades pequenas, relembrando o mal fadado voto do cabresto (que indiretamente se vê por todos os lados), pressupõe que ainda deve haver muito abuso.
Amanhã, as cidades amanhecem sujas. O serviço sujo é feito durante a madrugada. O cidadão de todo o país, encontrará seu bairro, distrito ou via central tomado de papéis. É o material que “sobra” da campanha ou já é feito com esse intuito mesmo, para servir de “ajuda” aos eleitores. Que o brasileiro, de alma limpa, possa em meio a sujeira política escolher os melhores.

É PRECISO APENAS UM DOCUMENTO COM FOTO PARA VOTAR
A Justiça Eleitoral, no apagar das luzes, mudou sua exigência: todos podem votar levando apenas a carteira de identidade, ou a profissional, ou a de motoristas ou uma carteira emitida por entidade de classe como da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ABI (Associação Brasileira de Imprensa), CNM (Conselho Nacional de Medicina) e etc. Desde o princípio vinha sendo divulgado que teria que levar o Título Eleitoral (TE) e o documento oficial com foto.
Os brasileiros escolhem, amanhã, mais um presidente para o Brasil, “renovando” as cadeiras para o Senado, Governo Estadual e as Câmaras de Deputado (federal e estadual). Nove concorrentes apresentaram o nome no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ao cargo de presidente, dos quais duas mulheres. 60 municípios utilizarão a biometria, sistema em que o votante é reconhecido pela impressão digital. Serão 742 com este dispositivo. O voto em trânsito é novidade.
Os candidatos à presidência no Brasil são:As mulheres Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT); e os homens Rui Costa Pimenta (PCO), Levy Fidelix (PRTB), José Maria de Almeida (PSTU), José Serra (PSDB), José Maria Eymael (PSDC), Plínio Arruda Sampaio (PSOL) e Ivan Pinheiro (PCB).
 As eleições 2010 vão ultrapassar fronteiras: a Justiça Eleitoral vai garantir o direito ao voto também no exterior, onde há de 200 mil eleitores, em 86 países, com 550 urnas, genuinamente brasileiras, distribuídas.  A chefe do Cartório Eleitoral no Exterior, Sayonara Ferreira Bracks, explicou como devem proceder eleitores dentro ou ausentes do país. Os não registrados tem que baixar formulário disponível no site do TSE, preenchê-lo e entregar às instituições diplomáticas. O brasileiro residente fora, há tempo, que ainda não transferiu seu título, deverá preencher o mesmo documento e enviá-lo, imediatamente, por correio à jurisdição que pertence, de preferência via sedex.
 Quem estiver em viagem, em plena eleição, seja no exterior ou outro lugar do país, este terá 30 dias para apresentar justificativa em seu cartório. O passaporte e a passagem são imprescindíveis. Se passar da data, paga multa, avisa Sayonara. Aquele com domicílio no exterior, que no dia da eleição estiver no Brasil, deve procurar qualquer mesa receptora de justificativa, com o T.E e um documento com foto.
O país onde há mais eleitores brasileiros ainda é os Estados Unidos e Nova Iorque é a cidade onde há mais cadastrados..O número de brasileiros votantes fora de sua pátria aumentou em 300% e isto se deve ao bom entrosamento do cartório eleitoral no exterior com o Itamaraty e às campanhas realizadas nos últimos quatro anos.
  Fonte: Conforme vídeo da agência do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário