29 outubro, 2010

LIVROS DA BIBLIOTECA NACIONAL FICARAM EM HOSPITAL CONVENTO

Os livros históricos, que virem para o Brasil foram diretos para o Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, estão hoje em conjunto arquitetônico inaugurado em 29 de Outubro de 1910, situado na Av. Rio Branco, 219, na cidade do Rio de Janeiro. Atual Biblioteca Nacional, a maior da América Latina e a oitava do mundo. 
A origem da Biblioteca Nacional está ligada à livraria de Dom José, organizada em substituição a Real Biblioteca, destruída por um terremoto e incêndio em 1º de Novembro de 1755, em Lisboa. Com a vinda da família real portuguesa para Brasil em 1808, Dom João, então Príncipe Regente, trouxe a livraria.
Em 1808, o acervo era composto por 60 mil peças incluindo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. A primeira acomodação foi o hospital convento, em 29/10/1810, quando o Príncipe assinou decreto determinando oficialmente a acomodação física dos arquivos. 
Porém, a biblioteca só foi definitivamente aberta ao público em 1814. Em 1821, Dom João VI retornou à Portugal, levando parte dos acervos. Após a independência em 1822, o Brasil, sob acordo regulado na Convenção Adicional ao Tratado de Paz e amizade com a ex-metrópole, comprou a Biblioteca Nacional.
Hoje é dia Nacional do Livro e além de lembrar-se da necessidade deste instrumento - do mais simples ao mais sofisticado; sem esquecer a Bíblia e da importância histórica que os escritos e manuscritos tiveram para a humanidade, é bom lembrar dos duzentos anos da Biblioteca Nacional. 

Imagem extraída do SITE da INFOESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário