29 setembro, 2010

TODAS AS CIDADES TIVERAM E TÊM SEUS PROBLEMAS

Via Dutra: principal canal de escoamento de mercadorias
Os municípios poderiam ser considerados “estado de espírito”, como analisa Roberto S. Lopez, em seu livro "A Cidade Medieval"Ele diz que "cidade é um estado de espírito, uma encruzilhada protegida por muralhas ou por simples fronteiras administrativas identificadas por uma carta topográfica", como são as de hoje. O livro avalia o "estado de espírito dos habitantes", e cita cidades bíblicas e da antiguidade como Jericó ou Florença. "...considero que compreender o espírito e a mentalidade de quem viveu esse ambiente e essa experiência é o primeiro dever a cumprir do ponto de vista da História".
Quem não conhece Copacabana, no Rio de Janeiro, vê de fora somente sua beleza, grandiosidade e fama, não sabe a realidade crua de pessoas que vivem amontoadas em quitinetes, algumas em condições subumanas, somente pelo fato de morar na "cidade maravilhosa". Este e outros problemas verificados nas grandes cidades, como mendicância e própria violência  não são novidades. Veja esse trecho retirado do mesmo livro:
"Em Opole, na Silésia polaca, os arqueólogos mediram os parcos aposentos das miseráveis casas dos primeiros séculos posteriores ao ano 1000 e concluíram, com ou sem razão, que num par de hectares se apinhava a população de uma autêntica cidade. Em Constantinopla havia grandes palácios, parques, jardins e ruínas, mas Romano II considerou necessário fechar os pórticos para que os pedintes que aí dormiam não morressem de frio".
Estão aniversariando hoje três importantes cidades do Vale do Paraíba Fluminense: Resende, Valença e Vassouras. A Rodovia Presidente Dutra é o principal canal de escoamento de mercadorias e de passagem destes três municípios, que no passado eram um só, em um grande território, intitulado a princípio como Fazenda Resende. O que se pode afirmar é que Resende veio primeiro. Mas, isto não faz muita diferença. Deixando os limites fronteiriços de lado, imagine a cidade como uma região. Se não tivesse havido separação geográfica, a região, juntando Volta Redonda, onde esta instalada a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), seria uma potência que superaria, talvez, em arrecadação e economicamente, a capital Rio de Janeiro.
Quem visitar Valença ou Vassouras se encantará com as belezas históricas. Não sabe as dificuldades dos moradores e encontrará problemas. Em Resende, o potencial de desenvolvimento com a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM), a maior da América Latina, e as instalações de novas empresas com as perspectivas de emprego, fica a impressão de que não se tem problemas. Entretanto, na cidade está o maior lixão da região. Aliás, o acondicionamento de lixo, onde colocá-lo, é problema em todas as grandes cidades do mundo. 
Elas nasceram com a sociedade e, todas, sempre tiveram seus problemas. De todos os níveis. Sodoma e Gomorra foram destruídas, conforme a Bíblia, por causas das atitudes de seus moradores. Os políticos e representantes de cada uma das três cidades aniversariantes estarão hoje, ou já vem há algum tempo, aproveitando os louros da data, para dos púlpitos  exaltarem sobre o bem que fizeram. Não falarão uma frase sobre o que não fizeram e ou deixaram de fazer, se não for para justificar ou elencar novas promessas. Nenhum deles estará preocupado com o “estado de espírito” do cidadão. Afinal, como saúde, trata-se de um termo abstrato e nunca é visto pelo morador como um viaduto, ponte, escola etc.
Foto de Mauro Cesar ( Via Dutra, em Barra Mansa-RJ ) -
 Livro consultado "A Cidade Medieval", de Roberto S. Lopez - Editorial Presença -1988

Resende, Valença e Vassouras fazem, hoje, aniversários - 

HOJE TAMBÉM É DIA DO PETRÓLEO, DIA DO PARAQUEDISTA E DIA DO ANUNCIANTE.






2 comentários: